Venda de smartphone cresce em 2011
O sistema operacional Android, do Google, acirrou a disputa do mercado e ajudou a reduzir em 33% os preços desse tipo de aparelho
O sistema operacional Android, do Google, acirrou a disputa do mercado e ajudou a reduzir em 33% os preços desse tipo de aparelho
Meio & Mensagem
1 de abril de 2012 - 8h30
A participação dos smartphones no mercado total de celulares passou de 3,4% em 2010 para 7,5% no ano passado, expansão que resultou numa alta de 179% nas vendas desse tipo de aparelho neste mesmo período. Em entrevista publicada na edição dessa quinta-feira, 01, pelo jornal Valor Econômico, Thiago Moreira, diretor de telecom da Nielsen, autora do estudo, diz que o crescimento foi provocado pelo recuo de 33% no preço dos smartphones.
Segundo ele, essa redução foi puxada pelo aumento dos planos pós-pagos e pela elevação da oferta de celulares equipados com o Android. O sistema operacional do Google, que elevou o seu market share de 16% em 2010 para 61% em 2011, obrigou os concorrentes Motorola, Samsung, LG, ZTE e Huawei a lançar novas configurações com preços mais acessíveis. Depois do Android, estão o Symbian (19%), o sistema Windows, da Microsoft (9,7%), o iOS, da Apple (5,5%) e o BlackBerry OS, da Research In Motion, conhecida pela sigla RIM (2,7%).
O estudo da Nielsen não revela números absolutos de vendas e exclui ainda as vendas diretas efetuadas pelos fabricantes a empresas, além dos celulares contemplados por programas de incentivo. De acordo com dados da empresa de pesquisa IDC, os brasileiros compraram cerca de 10 milhões de smartphones em 2011, o dobro das vendas registradas no ano anterior. Já o preço médio dos celulares comercializados no país teve um acréscimo de 4% devido à variação do câmbio e da inflação registrada no período.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros