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Marketing

Vendas em agosto: tablet passa notebook

De acordo com dados do IDC, é a primeira vez que este fato acontece desde o início da série histórica de tablets, em novembro do ano passado


23 de outubro de 2013 - 5h47

As vendas de tablets no Brasil superaram as de notebooks pela primeira vez no mês de agosto, segundo dados da consultoria IDC. No período, foram comercializados 597 mil notebooks e 627 mil tablets. No entanto, ao adicionarmos as vendas de desktops, que foram de 441 mil unidades, a categoria de computadores ainda se mantém na dianteira. A empresa começou a acompanhar o mercado de tablets em novembro do ano passado.

“O mercado de computadores está com a demanda retraída em função da alta do dólar. Além disso, governo e empresas têm comprado menos. Enquanto isso, o segmento de tablets não tem sofrido com a alteração do dólar porque mais da metade desse mercado está na base da pirâmide, na faixa de preço de R$ 500”, aponta Pedro Hagge, analista do IDC.

No acumulado entre janeiro e agosto, a categoria de computadores comercializou 9,128 milhões de unidades, uma queda de 11% em relação ao mesmo período de 2012. O segmento de tablets, por sua vez, vendeu 4,475 milhões. De acordo com projeções do IDC, o Brasil deve encerrar 2013 com 7,2 milhões de tablets (alta de 120%) e 14,1 milhões de computadores (queda de 9%) vendidos.

Segundo análises, a categoria de computadores (desktops e notebooks) não terá sua liderança ameaçada até pelo menos 2017. No entanto, levando-se em conta os resultados dos produtos individualmente, tablets devem despontar. “O tablet já passou o desktop e espero que no médio prazo ultrapasse também o notebook”, projeta Hagge.

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