Grupo XP assume nova identidade visual
Reposicionamento conduzido pela Ana Couto reflete os valores que representam a holding que inclui XP Investimentos, Rico, Clear e Infomoney
Reposicionamento conduzido pela Ana Couto reflete os valores que representam a holding que inclui XP Investimentos, Rico, Clear e Infomoney
Luiz Gustavo Pacete
16 de setembro de 2019 - 6h00
O Grupo XP ganha, a partir desta semana, nova marca e identidade visual e passa a ser XP Inc. em um reposicionamento conduzido pela agência Ana Couto. De acordo com a empresa, o novo visual reflete os valores que representam a holding, que inclui a XP Investimentos, Rico Investimentos, Clear Corretora, o site de finanças Infomoney e outras iniciativas em educação, gestão de recursos e seguros.
“Após 18 anos, percebemos que era o momento de revisar o posicionamento da nossa marca corporativa. Ao longo dos anos, desenvolvemos novas linhas de negócios, criamos novas marcas e a marca institucional anterior não falava mais com esta diversidade de iniciativas”, afirma Fernando Vasconcellos, sócio e CMO da XP Inc. De acordo com Ana Couto, o desafio foi trabalhar o branding da marca corporativa para que ela representasse a evolução constante do negócio.
“Substituímos a palavra ‘Grupo’, uma nomenclatura que precisaria de tradução, por XP Inc., para evidenciar que esta é uma empresa global. Visualmente, é uma marca que representa a expansão, com uma seta, janela de oportunidades em que cabem todas as iniciativas”, afirma Ana Couto, CEO da agência.
Ao Meio & Mensagem, Fernando Vasconcellos detalha o processo de reposicionamento.
Meio & Mensagem – O que representa esse reposicionamento para a marca?
Fernando Vasconcellos – Nosso objetivo com essa mudança é mostrar a pluralidade dos nossos negócios e trazer os valores de sonho grande, mente aberta e espírito empreendedor que refletem a cultura e propósito da companhia. Nada mais natural em, depois de 18 anos de história, promovermos um alinhamento entre o que somos hoje e o que queremos ser no futuro.
“Após o desenvolvimento de diferentes marcas e linhas de negócio dentro da empresa, entendemos que era o momento para revisitar a marca corporativa”
De que forma isso fortalece o processo de construção de marca que a XP vem consolidando nos últimos tempos?
Após o desenvolvimento de diferentes marcas e linhas de negócio dentro da empresa, entendemos que era o momento para revisitar a marca corporativa, pois até então o Grupo XP seguia a identidade da XP Investimentos, que hoje é uma das várias empresas da companhia. Assim, a nova identidade visual XP Inc. representa a evolução constante da empresa e abrange todas as iniciativas de negócios que fazem parte da companhia. A XP Inc. também reflete o propósito de transformar o mercado financeiro para melhorar a vida das pessoas e fala a língua de quem investe, do iniciante ao experiente, mostrando que cuidar bem do seu dinheiro não é algo distante da realidade.
“A nova marca vem nos ajudar a nos comunicarmos melhor nesses países também. Foi uma decisão de branding revitalizarmos a marca corporativa de forma que pudesse englobar a pluralidade de negócios que temos.”
Quais os desafios de marketing para fortalecer essa nova marca?
A XP Inc. já nasce como uma marca que traduz os principais atributos do que somos e defendemos. Ela chega para mostrar a pluralidade dos negócios e modernizar a marca que adotávamos até então, criando uma maior sintonia entre esses princípios e valores e a identidade visual. Estamos trabalhando internamente com os colaboradores para que essa nova fase seja rapidamente compreendida e incorporada e vamos atuar para que o mercado, e a própria imprensa, também passem a nos reconhecer dessa forma sempre que estivermos falando em nome da companhia como um todo.
Me chamou a atenção o fator global da marca, de que maneira isso impacta na estratégia?
Somos uma companhia internacional há bastante tempo, com escritórios nos Estados Unidos e na Europa. A nova marca vem nos ajudar a nos comunicarmos melhor nesses países também. Foi uma decisão de branding revitalizarmos a marca corporativa de forma que pudesse englobar a pluralidade de negócios que temos.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros