Assinar

Audiodescrição na TV começa em 1º de julho

Buscar

Audiodescrição na TV começa em 1º de julho

Buscar
Publicidade
Mídia

Audiodescrição na TV começa em 1º de julho

Emissoras abertas com sinal digital deverão oferecer 2 horas semanais de programação contendo o recurso


21 de junho de 2011 - 2h31

A partir de 1º de julho começa a valer a portaria do Ministério das Comunicações que prevê a implementação gradual do recurso da audiodescrição na televisão aberta brasileira. Na primeira fase, as emissoras com sinal digital deverão oferecer pelo menos 2 horas semanais de programação com o recurso.

A audiodescrição é uma narração, em um segundo canal de áudio, que explica as imagens que aparecem na tela do aparelho de TV e que ajuda os telespectadores com deficiência visual a compreenderem melhor a programação. Para ativar o recurso basta apertar a tecla SAP no controle remoto do televisor. Segundo a ministra da Secretaria dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, o recurso irá beneficiar 16 milhões de pessoas.

As regras para a audiodescrição na TV foram definidas pela portaria nº 188, editada pelo Ministério das Comunicações no ano passado. A meta do cronograma de implantação é que 120 meses após receber a autorização para operar o sinal digital a emissora ofereça a seus telespectadores, pelo menos, vinte horas semanais de programas com o recurso na programação veiculada no horário compreendido entre 6 e 2 horas.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • ABOOH e Central de Outdoor avaliam flexibilização da Lei Cidade Limpa

    ABOOH e Central de Outdoor avaliam flexibilização da Lei Cidade Limpa

    Associações defendem modernização da legislação, mas discordam de pontos do projeto de lei

  • Globo testa novo formato para o humor na TV aberta

    Globo testa novo formato para o humor na TV aberta

    Gui Cintra, diretor de Aberto ao Público, destaca que o humorístico é livre e busca conquistar públicos de todas as idades