Audiodescrição na TV começa em 1º de julho
Emissoras abertas com sinal digital deverão oferecer 2 horas semanais de programação contendo o recurso
Emissoras abertas com sinal digital deverão oferecer 2 horas semanais de programação contendo o recurso
Meio & Mensagem
21 de junho de 2011 - 2h31
A partir de 1º de julho começa a valer a portaria do Ministério das Comunicações que prevê a implementação gradual do recurso da audiodescrição na televisão aberta brasileira. Na primeira fase, as emissoras com sinal digital deverão oferecer pelo menos 2 horas semanais de programação com o recurso.
A audiodescrição é uma narração, em um segundo canal de áudio, que explica as imagens que aparecem na tela do aparelho de TV e que ajuda os telespectadores com deficiência visual a compreenderem melhor a programação. Para ativar o recurso basta apertar a tecla SAP no controle remoto do televisor. Segundo a ministra da Secretaria dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, o recurso irá beneficiar 16 milhões de pessoas.
As regras para a audiodescrição na TV foram definidas pela portaria nº 188, editada pelo Ministério das Comunicações no ano passado. A meta do cronograma de implantação é que 120 meses após receber a autorização para operar o sinal digital a emissora ofereça a seus telespectadores, pelo menos, vinte horas semanais de programas com o recurso na programação veiculada no horário compreendido entre 6 e 2 horas.
Compartilhe
Veja também
Nos EUA, TikTok não consegue anular lei e terá que ser vendido
Juízes norte-americanos negam petição de anulação de lei que obriga a ByteDance a vender a plataforma a uma empresa de fora da China ou poderá ser banida do país
Brasileiro tende a confiar mais em influenciadores
Pesquisa da Rakuten Advertising revela que consumidores brasileiros compram mais produtos recomendados por creators