A democratização do Instagram
Rede social abre sua plataforma para anunciantes de todos os portes a partir desta semana; links externos também poderão ser utilizados
Rede social abre sua plataforma para anunciantes de todos os portes a partir desta semana; links externos também poderão ser utilizados
Meio & Mensagem
9 de setembro de 2015 - 8h25
Por BARBARA SACCHITIELLO bsacchitiello@grupomm.com.br
A partir desta semana, o Instagram passa a oferecer sua plataforma de publicidade para anunciantes de todos os portes. Até então, a rede social restringia os formatos comerciais para um grupo seleto de 20 marcas, que participaram de um período de testes de publicidade no Brasil. Agora, com bons resultados dessa experiência, a rede finalmente colocará em prática uma proposta que já vem apresentando há muito tempo, que é a de oferecer sua plataforma para campanhas que queiram cativar o público através de imagens.
“A experiência do Instagram é totalmente visual e já conseguimos atestar sua capacidade de colaborar para a construção de marcas. Agora, será possível segmentar o público-alvo, escolher filtros específicos e colocar o usuário diretamente em contato com a marca”, explica Fabricio Proti, diretor de desenvolvimento de negócios do Instagram para a América Latina. “A rede estará acessível ao budget de qualquer marca”, garante.
A ferramenta de publicidade da rede social é totalmente integrada a do Facebook. Isso, como explica o diretor do Instagram, permite a aquisição de anúncios nas duas plataformas, segmentando filtragens geográficas e etárias do público-alvo, por exemplo. Além disso, os anunciantes também passarão a ter a opção de vídeos de 30 segundos para o Instagram (até então, os vídeos publicitários tinham tempo máximo de 15 segundos).
Outra novidade da rede social será disponibilizada para todo o mercado anunciante a partir de 30 de setembro. Já utilizada em caráter de testes com algumas marcas, a inserção de links externos será estendida a todos os anunciantes. “As marcas poderão conduzir os usuários diretamente para seus sites ou até mesmo permitir que eles comprem aquele produto por meio de um clique”, explica Proti.
O otimismo do Instagram em relação à abertura da timeline às inserções publicitárias é alto. De acordo com o diretor, os cinco meses em que a empresa testou o formato no Brasil já foram suficientes para demonstrar o potencial da rede social para a veiculação de campanhas. Segundo o porta-voz, avaliações encomendadas à Nielsen mostraram que o índice de lembrança de campanhas e mensagens publicitárias postadas no Instagram é alto. “Estamos oferecendo nossa estrutura para auxiliar agências e anunciantes a aproveitarem melhor os recursos da timeline e construir uma comunicação efetiva com o público-alvo, como já acontece com o Facebook”, frisa o diretor de desenvolvimento de negócios.
Para a empresa, no entanto, a preservação da essência do Instagram como uma rede social para os usuários compartilharem suas próprias impressões acerca do mundo e de seus gostos, será mantida. “A experiência do usuários sempre será prioridade. Queremos que as marcas ofereçam um conteúdo que complemente essa utilização”, resume.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King