Assinar

A “estreia” do Papa argentino no Twitter

Buscar

A “estreia” do Papa argentino no Twitter

Buscar
Publicidade
Mídia

A “estreia” do Papa argentino no Twitter

Com perfil falso e avalanche de piadas sobre a rivalidade entre Brasil e Argentina, rede social vira palco paralelo da cobertura da escolha do novo líder da Igreja católica


14 de abril de 2013 - 8h47

Os olhos de todo o mundo se voltaram ao Vaticano nessa quarta-feira, 13, para conhecer o novo Papa. Poucos minutos depois de o argentino Jorge Mario Bergoglio ter aparecido para saudar a multidão que permaneceu durante toda o dia na Praça São Pedro, aguardando a fumaça branca sair da chaminé da Capela Sistina, as redes sociais já começaram a divulgar o perfil que, supostamente, pertenceria ao mais novo líder da Igreja católica.

O perfil @JMBergoglio parecia indicar que o novo papa era bastante ativo nas redes sociais. Com mais de 300 mensagens, em língua espanhola, o cardeal Bergoglio fazia piadas e planos sobre o que faria se fosse escolhido no conclave. “Se eu for o novo Papa, as crianças vão gostar mais de mim do que do Papai Noel”, dizia em um dos posts.

A repercussão do suposto perfil do novo Papa foi tanta que, em uma hora, a página ganhou mais de 120 mil seguidores. Assim que o nome de Mario Bergoglio foi anunciado no Vaticano, o perfil tinha pouco mais de 3500 seguidores. Uma hora depois, já tinha ultrapassado a marca de 123 mil. A brincadeira, porém, durou pouco. Descoberto que, na realidade, era um fake, a conta que levava o nome de Bergoglio foi tirada do ar – quando já passava dos 180 mil seguidores. 

A verdadeira estreia do Papa Francisco no Twitter ainda não aconteceu, de fato. Mas o perfil oficial do Vaticano (@pontifex) postou, momentos após a escolha do cardeal, a mensagem “Habemus Papam Franciscum”. Até a manhã desta quinta-feira, 14, o post já havia sido retuítado mais de 78 mil vezes e recebido outros milhares de comentários.  

wraps

Twitter religioso
A rede social, inclusive, foi palco de uma cobertura paralela da escolha do sucessor de Bento XVI. A partir do momento em que a fumaça indicava que um novo nome havia sido escolhido, pessoas de todo o mundo recorreram ao blog para compartilhar suas opiniões e expectativas acerca do novo líder da Igreja.

No Brasil, a possibilidade da escolha do cardeal D. Odilo Scherer trouxe às redes sociais um clima de torcida de Copa do Mundo. Quando foi anunciada a nacionalidade do novo Papa, então, o Twitter viu uma avalanche de piadas que aproveitavam a antiga rivalidade entre Brasil e Argentina. 

Associações ao futebol, à Copa do Mundo, ao jogador Diego Maradona e outras rixas entre as duas nações foram comentadas. No início da noite de quarta-feira, todos os termos do Trending Topics mundial eram relacionados ao papa Francisco – ainda que alguns deles fossem no sentido de humor, como a expressão “La Mano de Dios” e o nome do clube “San Lorenzo“, time de coração do novo Papa.

Com informações do Advertising Age.
 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também