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Abaixo o fã-clubismo nos prêmios musicais

Eventos da MTV e do Multishow são marcados por reestruturações na escolha dos vencedores para conter distorções provocadas pela votação online e campanhas de fãs


18 de setembro de 2012 - 11h20

Duas das principais premiações musicais do País, o Prêmio Multishow — que será realizado pelo canal da Globosat nesta terça-feira, 18 — e o VMB — promovido pela MTV Brasil na quinta-feira, 20 — sofrem reestruturações semelhantes após atingir a maioridade. Em suas 19ª e 18ª edições, respectivamente, os eventos modificaram seus critérios de julgamento. Antes totalmente abertos à escolha do público, agora, as categorias em que usuários da web votam foram reduzidas, a fim de conter possíveis distorções na escolha dos vencedores, causadas, sobretudo, pela ativa participação de adolescentes entre 12 e 16 anos.

No Prêmio Multishow, um júri composto por jornalistas, críticos e profissionais do setor fonográfico irá decidir os vencedores de oito categorias, já o canal será responsável pela escolha do ganhador do prêmio Mais Mais, enquanto o público terá o poder de decisão nas sete categorias restantes. No VMB, a própria MTV disponibilizou em seu site, em abril, uma pré-lista de dez indicados por categoria, nas quais os internautas poderiam votar e classificar os cinco preferidos para a disputa do grande prêmio. A decisão final, porém, (com exceção das categorias Hit do Ano e Artista Internacional), será tomada pela “Academia VMB”, que reúne 50 profissionais especializados em música nacional.

Segundo Guilherme Zattar, diretor do Multishow, apesar de o público que o canal pretende atingir se encontrar na faixa dos 18 aos 34 anos, pessoas mais jovens também compõem parte importante dessa audiência. “Conversamos muito bem com um público de 12 anos para cima, apesar de esse não ser nosso foco em relação à produção de conteúdo. Geralmente, até os 16 anos, eles têm muita força na internet, organizam mutirões de votações, e, ao longo dos últimos anos, a premiação havia se tornado uma guerra entre fã clubes”, lembra o diretor. “Não queremos desestimular essa participação, apenas dar a chance para que novos artistas ou músicos mais tradicionais possam também ter oportunidade de receber prêmios. Por isso, dividimos as categorias entre voto popular e voto do júri”, explica.

Já Zico Goes, diretor de programação da MTV Brasil, afirma que o target da emissora passou da faixa entre 15 a 29 anos para entre 12 e 30 anos apenas por questões comerciais, e que a escolha de atrações — tanto dos programas quanto do prêmio — sempre levou em conta o público que está no final da adolescência e já na vida adulta. Apesar disso, Alessandro Melo, gerente de programação musical do canal e do VMB, garante que este formato adotado em 2012 é o melhor já implantado pela premiação pelo fato de equilibrar a opinião pública com a dos críticos e especialistas. “Antes, a gente conseguia uma lista de finalistas bem eclética e variada, mas era comum um só artista vencer a maioria das categorias e, geralmente, isso acontecia com cantores ou bandas que tinham um público mais jovem, com mais presença na internet”, acredita. Em 2010, por exemplo, a banda Restart foi campeã em cinco categorias: Artista do Ano, Clipe do Ano, Hit do Ano, Revelação e Pop.  

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Mais música

As duas premiações também ampliaram a quantidade de shows e atrações musicais. O Prêmio Multishow, que será apresentado pela cantora Ivete Sangalo e pelo humorista Paulo Gustavo, terá duas horas de duração e dez performances de artistas como Capital Inicial, Erasmo Carlos, Nando Reis, Michel Teló e Gaby Amarantos.

Este ainda será o primeiro ano no qual o VMB não terá um host fixo em suas quatro horas de evento, apenas celebridades que serão responsáveis pelos anúncios dos vencedores. A premiação terá, também pela primeira vez, um show de abertura (do Planet Hemp) e um de encerramento (dos Racionais MC’s). No total, também haverá dez apresentações, como de Gal Costa, Agridoce, Bonde do Rolê, Emicida, Marcelo D2, entre outros. A já tradicional festa do VMB também contará com mudanças e acontece simultaneamente à premiação, e depois do final de todas as atrações, DJs assumem o controle musical da celebração.

Garnier Fructis, Santander, Mc Donald’s e P&G patrocinam o Prêmio Multishow, que não revelou os valores das cotas publicitárias. A MTV, em contrapartida, anunciou um faturamento de cerca de R$ 10 milhões em patrocínio, mas até sexta-feira passada ainda havia cotas sendo comercializadas. Unilever, Santander, Toyota, UOL, O Boticário e Adidas são patrocinadores máster do VMB, que conta ainda com o apoio da marcas Anhanguera, Blowtex, Cup Noodles, Honda e Riachuelo. 

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Só para Menores

A Nickelodeon promove, em 4 de outubro, os Meus Prêmios Nick 2012, dirigido a crianças e adolescentes de sete a 14 anos. O evento é realizado nos moldes do Kid´s Choice Awards, versão americana da premiação, e todos os vencedores são escolhidos apenas pelos telespectadores do canal por meio de votação no site da premiação.

De acordo com Jimmy Leroy, vice-presidente de criação do canal, a Nickelodeon não tem qualquer influência sobre os resultados da premiação, nem a intenção de implantar categorias votadas por júris especializados. “A proposta da Nick é ter a opinião das crianças como a mais importante. Há uma pré-seleção de quem poderá ser votado para receber os prêmios, que exclui personagens mais picantes ou ligados à violência. Mas todas as decisões são tomadas inteiramente por nosso público”, conta.

A 13ª edição dos Meus Prêmios Nick será apresentada por Rodrigo Faro e tem o patrocínio de Kellogg´s, Long Jump, Ri Happy, Tang e Trakinas; Fini e Riachuelo entram como apoiadores do evento. 

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