Espanhol RBA associa-se à Abril Coleções
Em meio a dúvidas sobre a saúde financeira do grupo, setor firma parceria com multinacional europeia da área de comunicação
Em meio a dúvidas sobre a saúde financeira do grupo, setor firma parceria com multinacional europeia da área de comunicação
Igor Ribeiro
20 de maio de 2013 - 9h46
Por Igor Ribeiro
O mercado tem encontrado informações difusas sobre o Grupo Abril, muitas delas pessimistas. De todas, só uma recebeu um comentário oficial da empresa, nesta segunda 20: a Abril Coleções associou-se à espanhola RBA Coleccionables.
Questionada pelo Meio & Mensagem sobre uma provável venda da divisão, a editora disse, por meio de sua assessoria corporativa, que a “Abril Coleções está se reestruturando por conta da associação que fez com a RBA, que é uma das maiores editoras espanholas de coleções”.
A empresa citada pertence ao Grupo RBA, fundado em 1991 em Barcelona e atuante nas áreas editoriais de livros e revistas, em audiovisual e em coleções. Além de publicar alguns dos títulos mais vendidos da Espanha, detém marcas como National Geographic e Elle em alguns dos 50 países onde opera. A multinacional relata em seu site ter faturado € 383 milhões em 2011, o equivalente a R$ 1 bilhão.
A associação não sossega, porém, outras dúvidas que correm o mercado sobre a exaustão de recursos da Abril para manter a grande carta de produtos que possui. Apesar de o grupo ter anunciado receita líquida de R$ 2,98 bilhões em 2012, a MTV tornou-se uma das operações mais onerosas da empresa. Licenciamento da Viacom cujo contrato vai até 2018, há disposição em revê-lo antes disso. Entre as possibilidades, há a gestão da emissora pela própria criadora e um reposicionamento de marca e conteúdo. Fontes também apontam que o grupo aventa a possibilidade de descontinuar revistas e outras áreas que rendem pouco, mas não se posicionou oficialmente sobre essas informações.
A redução de custos poderia envolver operações completas, já que não haveria mais margem de cortes possíveis na atual estrutura sem perda de produtos. Em meio a esse cenário, ainda há a preocupação com a saúde do presidente do Conselho de Administração, Roberto Civita, que sofreu uma cirurgia abdominal e está internado há dois meses, em estado delicado. Foi substituído por Giancarlo Civita na última semana de março.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King