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Amazon desenvolve plataforma própria como alternativa aos cookies

Empresa trabalha na ID++, que deve oferecer aos publishers possibilidades de segmentação do publico-alvo


28 de fevereiro de 2024 - 17h51

Fim do uso de cookies de terceiro faz mercado estudar alternativas e aprimorar pesquisas sobre comportamento do consumidor (Crédito: Sentavio/Shutterstock)

(Crédito: Sentavio/Shutterstock)

Com informações do Ad Age

A Amazon está, secretamente, desenvolvendo uma plataforma de publicidade, chamada internamente de ID++, que faz parte de suas estratégias para a nova era pós-cookies de terceiros.

A formação da equipe foi divulgada recentemente em um post de contratação de funcionários, publicado pela Amazon Advertising, nos Estados Unidos. A publicação, que posteriormente foi removida, dizia que o “programa ID++ apoia a próxima geração de produtos e serviços digitais inovadores que irão impulsionar crescimento futuro das soluções de publicidade em um mundo com restrição de identidades.”

A Amazon removeu o anúncio para contratar profissionais para a nova plataforma assim que a reportagem do Ad Age questionou a companhia sobre o projeto. Um dos parceiros de tecnologia da Amazon, que conversou com o Ad Age sob anonimato, disse que conhece o ID++ e que a companhia está discutindo sobre a plataforma com seus parceiros.

“Essa é uma equipe de projeto interna que está desenvolvendo uma série de modelos e soluções de segmentação conceituais”, disse um porta-voz da Amazon ao Ad Age, por e-mail.

A segmentação permite o melhor direcionamento de mensagens a públicos específicos. Sem os cookies, os anúncios de internet serão mais difíceis de rastrear. O porta-voz da Amazon não forneceu mais detalhes sobre o ID++, comentando apenas sobre os últimos lançamentos da empresa nessa área.

Em outubro, por exemplo, a empresa lançou o Amazon Publisher Cloud, que permite aos publishers organizar ofertas de anúncios programáticos por meio de ambientes de computação seguros. Já são parceiros do programa a Dotdash Meredith, Fandom e NBCUniversal.

Muitas empresas de tecnologia e publicidade já vêm apostando em alternativas aos cookies, incluindo identificadores universais como os da Trade Desk e LiveRamp.

O Google, enquanto isso, está desenvolvendo a Privacy Sandbox, uma plataforma executada por APIs que os anunciantes adotariam para comprar ou vender anúncios sem dados dos browsers. As chamadas “clean rooms” e outros ambientes de computação confiáveis, têm sido desenvolvidas por toda a indústria, para que marcas e vendedores de tecnologia possam usar IA para dar sentido às informações, aplicando-as às estratégias de publicidade.

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