Após decolar, Cristo “cai” na The Economist
Quatro anos depois de usar a imagem para exaltar a economia do Brasil, revista britânica volta a colocar a estátua na capa para analisar o quê deu errado no crescimento da nação
Quatro anos depois de usar a imagem para exaltar a economia do Brasil, revista britânica volta a colocar a estátua na capa para analisar o quê deu errado no crescimento da nação
Meio & Mensagem
26 de setembro de 2013 - 12h09
O Cristo Redentor volta a ser capa da revista britânica The Economist. Quatro anos depois de exaltar o crescimento da economia nacional e colocar o Brasil como a região mais promissora da América Latina, a publicação volta a fazer uso do mais famoso dos símbolos nacionais, em um contexto, no entanto, totalmente oposto.
Com o título “Has Brazil Blown it?(que pode ser traduzido como “O Brasil estragou tudo?)”, a edição da The Economist para a América Latina e Ásia apresenta a figura do Cristo como um objeto voador em declínio, com a chama apagada, prestes a cair no topo do Corcovado. A alusão é clara à capa de novembro de 2009, quando a estátua aparecia decolando do morro, como um foguete, ilustrando a chamada “Brazil Takes Off” (“Brasil decola”).
A edição, divulgada pelo perfil oficial da revista no Twitter, será lançada oficialmente no próximo sábado 28. A capa anuncia uma reportagem especial de 14 páginas sobre o cenário da economia brasileira e suas principais dificuldades e problemas. Já na versão mundial da The Economist, a reportagem sobre o Brasil foi destacada apenas em uma linha superior da capa, que traz, como tema principal, as novas faces do terrorismo. Compare as duas capas:
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