Após renúncia, Papa agita Twitter

Buscar
Publicidade

Mídia

Após renúncia, Papa agita Twitter

Pontífice publica primeira mensagem após o anúncio de seu desligamento da função; em pouco mais de três horas; post foi replicado 6,5 mil vezes


13 de fevereiro de 2013 - 12h36

Em meio ao agito do carnaval brasileiro, a mídia nacional e a estrangeira tiveram a surpresa da notícia da renúncia do Papa Bento XVI de seu cargo. O pontífice alegou não ter mais condições físicas e espirituais de dar continuidade ao seu trabalho à frente da Igreja Católica e confirmou que cumpre a função até o dia 28 de fevereiro.

Com isso, Bento XVI entra para a História não apenas pelo quase ineditismo da decisão – afinal, o último papa a deixar o posto foi Gregório XII, em 1415 – como também por ser o primeiro líder da Igreja Católica a abrir as portas do Vaticano para as novas mídias.

Em dezembro do ano passado, o pontífice inaugurou sua conta no Twitter (@pontifex) ganhando, de imediato, mais de um milhão de seguidores. A primeira mensagem, de boas vindas, foi postada pelo próprio Joseph Ratzinger, em diferentes idiomas. Com o passar do tempo, a equipe de apoio do papa o auxiliava na publicação dos posts, que continham sempre alertas a respeito da importância da conscientização religiosa e da manutenção da fé cristã.

Nesta quarta-feira, 13, logo após fazer o primeiro discurso oficial sobre sua renúncia, no Vaticano, Bento XVI aproveitou o Twitter para postar uma mensagem. O assunto, no entanto, não foi a saída da função, mas sim o período da Quaresma, que começa oficialmente nessa quarta-feira de Cinzas, 13. “Durante o tempo da Quaresma, que começa hoje, renovamos o nosso compromisso com o caminho da conversão, criando mais espaço para Deus em nossas vidas”, disse o Papa.

Em pouco mais de três horas, o tuíte de Bento XVI já foi replicado quase 6,5 mil vezes na rede social. Milhares de seguidores também responderam, seja criticando a renúncia ou saudando a decisão do pontífice e desejando-lhe sorte. A notícia da renúncia também movimentou a rede social. Na segunda-feira, 11, seis dos dez termos mais citados no Twitter se referiam a Bento XVI. A notícia também ganhou a capa dos jornais de praticamente todo o mundo.  

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Globo amplia cotistas e inicia Jogos Olímpicos com 19 marcas

    Globo amplia cotistas e inicia Jogos Olímpicos com 19 marcas

    Detentora exclusiva dos direitos de transmissão da Olímpíada na TV, Globo agrega novos anunciantes às transmissões na TV aberta e Sportv

  • SBT anuncia parceria com Disney+ para exibição de nova novela

    SBT anuncia parceria com Disney+ para exibição de nova novela

    Escrita pela autora Íris Abravanel, trama estreia na segunda-feira, 29, com exibição multiplataforma e foco nas famílias