Com mobile, Facebook vai além da expectativa
Crescimento da publicidade via celulares melhora avaliação da rede de Mark Zuckerberg
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Meio & Mensagem
24 de outubro de 2012 - 10h40
Por Cotton Delo – Advertising Age
O Facebook reportou nesta terça-feira, 23, lucro ajustado de 12 centavos por ação sobre a receita do terceiro trimestre, atingindo US$ 1,26 bilhão, montante acima da expectativa dos analistas, que era de 11 centavos por ação. Em relação ao mesmo período no ano passado, a receita subiu 32%. Com isso, há uma suspensão temporária na tendência de desaceleração do faturamento. No segundo trimestre, a receita também havia crescido nesse ritmo, mas no primeiro trimestre o percentual tinha sido de 45% (entre 2010 e 2011, a alta foi de 88%). O balanço aponta que o Facebook teve um prejuízo líquido de US$ 59 milhões no terceiro trimestre.
A melhora do Facebook tem forte influência do mobile. A receita publicitária dessa plataforma desempenhou um papel significativo no valor das ações. “Acredito que no longo prazo vamos ver mais monetização a partir do tempo gasto pelo celular do que pelo desktop”, disse o CEO Mark Zuckerberg. Segundo ele, os anúncios têm sido removidos das news feeds dos usuários quando se trata de navegação via computador. No celular, de acordo com suas palavras, a experiência é mais integrada. “No mobile, os anúncios são mais como (a experiência) na TV”.
O faturamento publicitário por esse meio representa apenas 14% do volume geral: cerca de US$ 153 milhões do total de US$ 1,09 bilhão. Mas essa receita representa um passo gigante na direção traçada pela companhia, que lançou seus primeiros produtos para o mobile em março.
A rede conta atualmente com 604 milhões de usuários móveis ativos por mês. Ou seja, mais da metade da base inteira de que dispõe hoje (1,01 bilhão de pessoas). Três meses atrás, esse número chegava a 543 milhões de usuários. O CFO do Facebook, David Ebersman, informou que o crescimento dessa base vem do Brasil, da Índia e do Japão. O aumento da navegação via mobile traz desvantagens e benefícios para a empresa. No primeiro aspecto, há limitação na veiculação de campanhas, já que os anúncios só podem ser exibidos nas news feeds – no desktop há bem mais possibilidades. Pelo lado positivo, a publicidade nos dispositivos móveis geram mais cliques e ganhos com um CPM substancialmente maior.
“O Facebook está fazendo muito mais dinheiro por impressão no celular, algo como 20 a 40 vezes mais”, disse Rob Leathern, CEO da empresa Optimal, de publicidade para a rede social.
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