Como a Netflix pretende se aproximar dos anunciantes em Cannes?
Plataforma ocupará um espaço no JW Marriot para reforçar à indústria seus formatos e opções de anúncios publicitários
Como a Netflix pretende se aproximar dos anunciantes em Cannes?
BuscarPlataforma ocupará um espaço no JW Marriot para reforçar à indústria seus formatos e opções de anúncios publicitários
Meio & Mensagem
12 de junho de 2023 - 12h58
Do Ad Age
A Netflix ocupará um espaço no hotel JW Marriot, em Cannes, durante o Festival que começa na próxima segunda-feira, 19, em um momento em que busca atrair as marcas para seus novos modelos de publicidade.
Nos últimos nos, a Netflix esteve presente no Cannes Lions, mas de forma mais tímida, para testar aceitação dos anunciantes em relação ao novo modelo de assinatura com publicidade que preparava.
Já em 2023, a Netflix terá um comprometimento maior com o Festival, já como uma plataforma de mídia e de publicidade e que, por isso, precisa estar presente no local em que se fala sobre criatividade e negócios.
A companhia montará uma instalação interativa no Marriot para destacar sus séries e filmes, de acordo com informações obtidas pelo Ad Age. No mesmo espaço, a Netflix também fará reuniões com executivos de marcas.
O Cannes Lions será uma oportunidade para a Netflix retomar seu upfront. O evento estava marcado para acontecer nos Estados Unidos, porém, por conta da greve dos roteiristas, a companhia preferiu fazer uma apresentação virtual. A grave, inclusive, trouxe uma situação delicada para as plataformas de streaming por acontecer em um momento em que elas estavam em negociações com os anunciantes.
A agenda que a Netflix havia preparado para o upfront será a mesma que a companhia planeja para o Cannes Lions, de acordo com as informações obtidas pela Netflix. Os anunciantes esperam maior clareza da Netflix a respeito de seus planos de publicidade.
Além disso, as marcas cobiçam atrações de sucesso da Netflix, como The Crown, Casamento às Cegas e Bridgerton, mas alguns compradores de mídia recusaram os altos preços cobrados e questionaram a tecnologia dos anúncios.
No ano passado, a Netflix enviou seu co-CEO, Ted Sarandos, ao Cannes Lions e aproveitou o Festival para explorar parcerias em torno da construção de seu modelo de anúncios digitais. A companhia, inclusive, foi uma das empresas mais comentadas durante o evento e, logo em seguida, anunciou um acordo exclusivo com a Microsoft.
Agora, a Netflix precisa desenvolver sua própria tecnologia de publicidade e expandir sus parcerias, de acordo com fontes ouvidas pelo Ad Age.
Em Cannes, a Netflix enfrentará a concorrência da Apple, que estará no hotel Carlton. Os executivos da Apple chegaram a participar do Festival no ano passado, mas a companhia não tinha presença oficial. Agora, a gigante de tecnologia está preparando uma estrutura de publicidade mobile para aplicativos e para a Apple TV+, mas tem mantido essa estratégia em segredo.
A Amazon também está retornando a Cannes após ter feito sua estreia oficial no ano passado com uma grande instalação chamada Amazon Port, na marina.
Os profissionais de mídia consideram que a Netflix e a Apple têm alguns dos conteúdos mais premium da TV conectada, mas também acreditam que as empresas ainda precisam trabalhar bastante para cair nas graças do setor.
A Netflix lançou sua primeira versão de assinatura com anúncios publicitários no ano passado. Durante o upfront virtual realizado no mês passado, a companhia disse que 25% de seus novos clientes optaram pelo modelo com publicidade (que, nos Estados Unidos, tem valor de US$ 6,99 por mês). Atualmente, já passam de 5 milhões os clientes do modelo de assinatura com anúncios.
Compartilhe
Veja também
Brasil sobe para a segunda posição no Lions Creativity Report
País ocupa segundo lugar depois de seis anos consecutivos na terceira colocação do relatório anual do Lions
Veja ranking atualizado das brasileiras mais premiadas na história de Cannes
Gut sobre da 19ª para a 14ª colocação; e, nos três primeiros lugares, a Almap acumula 276 troféus; a Ogilvy mantém 158 Leões; e a DM9, brasileira mais premiada em 2024, salta de 137 para 153 troféus