Como Facebook e Google, TikTok altera privacidade de menores
Plataforma de vídeos adota abordagem informativa e restringe conteúdos de se tornarem públicos
12 de agosto de 2021 - 18h37Como parte dos esforços da plataforma para tornar o ambiente mais seguro para jovens usuários, o TikTok anunciou uma série de medidas que protegem o público de 13 a 17 anos em diferentes funcionalidades, incluindo mensagens diretas, upload de vídeos, download e outros recursos.

(Crédito: Solen Feyissa/Unsplash)
Na interação das mensagens diretas, a plataforma optou por definir como padrão que nenhuma pessoa possa enviar mensagens para pessoas entre 16 e 17 anos. Eles podem rever essa decisão nos ajustes. O envio de mensagens e para contas de menores de 16 anos já não era permitido.
Além dessas mudanças mais práticas, o TikTok comunicou que vai fornecer mais informações para o público de 16 e 17 anos sobre como funcionam os downloads para que eles compreendam se desejam ativar essa possibilidade — a ativação não é possível para conta de menores de 16 anos — e fará alertas para os usuários sobre o excesso de tempo no aplicativo.
Ainda esta semana, o Google anunciou medidas que visam tornar a experiência dos usuários menores de 18 anos mais segura e seus dados menos acessíveis. As mudanças ocorrem em diversos produtos e serviços da companhia, incluindo segmentação de anúncios, Google Search, YouTube, Google Assistant e Google Imagens.
Já no final de julho, o Facebook informou que não irá mais direcionar alguns tipos de anúncios publicitários para usuários menores de 18 anos e estabeleceu novas medidas de proteção de privacidade.
**Crédito da imagem no topo: Kon Karampelas/Unsplash