De olho no futuro, O Globo muda

Buscar
Publicidade

Mídia

De olho no futuro, O Globo muda

Jornal investe no projeto Digital First, que inclui a migração do setor de tecnologia para dentro da redação


1 de abril de 2014 - 9h02

Visando o fortalecimento do digital, o jornal O Globo está passando por uma grande reformulação de seus processos internos. A iniciativa, que recebeu o nome de Digital First, gerou uma série de alterações no funcionamento da redação e trará novidades também para os leitores.

“Estamos orientados pelo avanço nas plataformas digitais, não temos dúvida que este é o futuro, esta é a nossa sobrevivência. Temos que conhecer muito o nosso consumidor para avançar na produção e disponibilização de entrega de conteúdo com adequação”, explica Sandra Sanches, diretora executiva do jornal O Globo, da Infoglobo, e executiva a frente da Unidade Globo, que envolve os produtos sob a bandeira do veículo carioca.

Entre as mudanças, está a ida do setor de tecnologia para dentro da redação. A estrutura de mercado leitor também passa para o comando das unidades de Populares, que edita o Extra e o Expresso, e da O Globo. “Inclusive o call center, relacionamento com cliente e retenção de fidelização. Vamos ganhar escala e fazer com que as coisas funcionem de forma mais unificada para atender nosso propósito de avanço no digital e em assinaturas”, esclarece.

Com consultoria da Cases it Associats, houve uma mudança também no fluxo de trabalho da redação e nos processos internos. Os editores, que antes chegavam por volta das 14h para trabalhar com foco na edição impressa, passam a estar na redação já as 7 da manhã. A mudança foi feita com base nos fluxos de leitura e nas curvas no site e no mobile.

Ascânio Seleme, diretor de redação do Globo, conta que também foi criada uma editoria de vídeo jornalismo. Hoje em dia O Globo publica em média 40 vídeos reportagens por dia em seu site e a expectativa é dobrar este número em um mês. Mudanças também serão vistas no impresso a partir do dia 6 de abril. “Ampliamos o número de colunistas, criamos a editoria Sociedade”, antecipa. Ela vai abranger assuntos que ele classifica como saborosos, como educação, saúde, ciência, sexo, religião, sustentabilidade. As colunas de Pedro Dória e Cora Rónai migram para ela, assim como uma nova coluna da Flávia Oliveira, fazendo com que a Negócios e Cia seja descontinuada.

Força em São Paulo

Com o objetivo de buscar anunciantes nacionais e ampliar o relacionamento com a indústria, a Infoglobo também fará uma mudança em sua área comercial que terá sua liderança transferida para São Paulo. O nome para ocupar este cargo ainda está sendo definido e deverá ser apresentado ao mercado em maio. Apesar desta movimentação, a equipe comercial no Rio de Janeiro continuará forte, atendendo as mais diversas áreas, trabalhando inclusive produtos locais.

Leia a íntegra desta matéria na edição 1604, de 31 de março, exclusivamente para assinantes de Meio & Mensagem, disponível nas versões impressa ou para tablets Apple e Android.  

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Band fecha parceria com Warner Bros Discovery para exibição de séries da Max

    Band fecha parceria com Warner Bros Discovery para exibição de séries da Max

    Atração da Band será apresentada por Joana Treptow e primeiro programa a ser exibido é Operação Fronteira Brasil

  • SXSW terá edição em Londres em junho de 2025

    SXSW terá edição em Londres em junho de 2025

    Festival de Austin, no Texas, estreou sua primeira edição internacional no ano passado em Sydney, na Austrália, e agora expande para a capital britânica