Assinar

11 de Setembro: o olhar da mídia nacional

Buscar

11 de Setembro: o olhar da mídia nacional

Buscar
Publicidade
Mídia

11 de Setembro: o olhar da mídia nacional

Emissoras de TV, portais, rádios e diversos veículos brasileiros dão atenção especial aos dez anos do maior atentado terrorista da história recente


6 de setembro de 2011 - 12h39

Antes do primeiro avião cruzar os céus de Nova York e mergulhar para uma colisão suicida com a torre sul do World Trade Center, a mídia brasileira parecia viver uma manhã tranquila. O maior atentado terrorista da história, entretanto, não só alteraria a pauta da imprensa de todo o planeta por aquele e pelos próximos dias, como também inauguraria um novo marco de cobertura jornalística, no qual o realismo, as imagens ao vivo e a troca de informações em tempo real tornaram-se imprescindíveis para os diferentes veículos midiáticos.

Assim como na ocasião dos ataques da Al Qaeda – em que qualquer imagem, depoimento ou informação que levasse a algum parecer preciso sobre os atentados eram disputadas acirradamente pelos veículos – os jornais, emissoras, portais e rádios do Brasil mobilizam-se mais uma vez para fazer uma cobertura especial do primeiro marco de dez anos dos atentados de 11 de Setembro.

Desde o mês de agosto, grande parte dos veículos brasileiros vem abrindo espaço para matérias, informações e reportagens que resgatam as cenas e os personagens envolvidos nos atentados ao WTC e ao Pentágono. Aproveitando as imagens registradas no dia dos ataques – muitas delas conseguidas ao vivo, pois quando o primeiro avião atingiu o WTC, grande parte das emissoras iniciou uma transmissão em tempo real de Nova York e conseguiu filmar a colisão da segunda aeronave – as emissoras nacionais capricharam em reportagens e matérias especiais, para recontar a história sob o olhar de personagens que estiveram presentes no local e mostrar os impactos que a catástrofe desencadeou, em termos econômicos, bélicos, sociais e culturais pelos dez anos subsequentes.

Os telejornais e programas de variedades da Globo, Record, Bandeirantes, SBT, RedeTV e Gazeta vem exibindo reportagens especiais sobre os atentados. Nesse último domingo, dia 4 de setembro, tanto o Fantástico (Globo) quanto o Domingo Espetacular (Record) dedicaram boa parte de seu tempo para a exibição de matérias com imagens e depoimentos inéditos de moradores de Nova York e autoridades do governo norte-americano. O Fantástico exibiu o documentário Estado de Emergência, produzido pela BBC, que reconstitui cenas da colisão dos aviões e do desmoronamento das torres gêmeas.

Na TV por assinatura, os atentados também ganham destaque. Desde o mês de agosto, a Globo News vem exibindo séries de reportagens especiais produzidas pelos correspondentes do canal, como “Sem Fronteiras”, “Milênio”, “Globo News Especial”, “Arquivo N” e “Segredos de Estado”. No próximo domingo, dia 11 de setembro, o Jornal das Dez será ancorado diretamente de Nova York. O canal de TV BandNews também produz uma série de reportagens especiais.

O Jornal da Record já vem exibindo, desde o início desta semana, uma série de reportagens que contextualizam como os atentados mudaram os rumos da história. As reportagens também ganham vez no canal de notícias Record News e no portal R7, que também criou uma página especial para reunir textos, vídeos, infográficos e informações sobre os ataques.

Os grandes portais da web, aliás, aproveitam a diversidade de canais online para recriar, em imagens, sons e depoimentos, os principais momentos e os desdobramentos do 11 de setembro. Além do R7, Ig, Terra, G1, UOL, Folha.com e Estadao.com.br também criaram canais especiais para as materias e reportagens sobre o tema.

A rádio Estadão ESPN já inseriu em sua grade – e exibirá até o dia 11 deste mês – um especial diário com o tema “11 de Setembro, os atentados que mudaram o mundo”. A edição do jornal O Estado de S.Paulo do último domingo também trouxe um caderno especial sobre os atentados e sua contextualização histórica.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Globo tem 16 marcas nas transmissões da Copa do Mundo de Clubes

    Globo tem 16 marcas nas transmissões da Copa do Mundo de Clubes

    Empresa de mídia fechou 22 cotas para as exibições na TV aberta e por assinatura de todas as partidas do torneio

  • Google seleciona veículos brasileiros para jornada de IA

    Google seleciona veículos brasileiros para jornada de IA

    Meio & Mensagem está entre os veículos selecionados que participarão de sessões ao vivo, mentorias e avaliação da FT Strategies