Estreia novo desconto ao jornaleiro

Buscar
Publicidade

Mídia

Estreia novo desconto ao jornaleiro

Desde 1º de abril, editoras venderão produtos em média 25% mais baratos a donos de bancas


2 de abril de 2013 - 9h26

 Por Igor Ribeiro e Isabella Lessa

Jornaleiros de todo o Brasil, exceto da região Sudeste, passam a receber em média 25% de desconto das editoras a partir desta segunda, 1º. Até julho – quando os novos preços também forem implantados em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo – quase dez mil bancas de jornal em 1,7 mil municípios brasileiros serão beneficiados.

O programa foi promovido pela holding DGB, do Grupo Abril, após a consultoria Falconi apontar a depreciação no salário da categoria. Segundo a distribuidora, 90% dos editores aderiram à proposta, representando 92% do faturamento do setor e cerca de R$ 22 milhões em investimento nos pontos de venda.

O desconto era uma reivindicação antiga dos donos de bancas de jornal. Anteriormente, só Grande São Paulo e Rio de Janeiro tinham até 30% de desconto, uma vez que essas regiões eram atendidas por meio de equipes e estrutura da própria DGB. Em outras praças, onde a última milha tinha de ser terceirizada, o abatimento correspondia a só 15%. “As vendas estavam muito baixas e, portanto, as bancas estavam fechando”, afirma José Antônio Mantovani da Silva, presidente em exercício do Sindicato dos Vendedores de Jornais e Revistas de São Paulo (SindjorSP).

Segundo números da DGB, a venda em bancas caiu em média 30% na última década. O SindjorSP aponta que cerca de 20% dos cinco mil pontos de venda fecharam nos últimos cinco anos no Estado de São Paulo.

A íntegra desta matéria está publicada na edição 1553, de 1º de abril, exclusivamente para assinantes.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Nova plataforma de streaming do SBT já tem 5 patrocinadores

    Nova plataforma de streaming do SBT já tem 5 patrocinadores

    Com previsão de lançamento para o segundo semestre, +SBT terá acesso gratuito ao público e exibição de anúncios publicitários

  • Warner Bros Discovery e SBT preparam programação especial para a final da Champions

    Warner Bros Discovery e SBT preparam programação especial para a final da Champions

    Com grade diferenciada e cobertura extensa de pré e pós jogo, emissoras trazem programas, boletins e novidades para marcas