Mídia
Estreia novo desconto ao jornaleiro
Desde 1º de abril, editoras venderão produtos em média 25% mais baratos a donos de bancas
Desde 1º de abril, editoras venderão produtos em média 25% mais baratos a donos de bancas
Meio & Mensagem
2 de abril de 2013 - 9h26
Por Igor Ribeiro e Isabella Lessa
Jornaleiros de todo o Brasil, exceto da região Sudeste, passam a receber em média 25% de desconto das editoras a partir desta segunda, 1º. Até julho – quando os novos preços também forem implantados em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo – quase dez mil bancas de jornal em 1,7 mil municípios brasileiros serão beneficiados.
O programa foi promovido pela holding DGB, do Grupo Abril, após a consultoria Falconi apontar a depreciação no salário da categoria. Segundo a distribuidora, 90% dos editores aderiram à proposta, representando 92% do faturamento do setor e cerca de R$ 22 milhões em investimento nos pontos de venda.
O desconto era uma reivindicação antiga dos donos de bancas de jornal. Anteriormente, só Grande São Paulo e Rio de Janeiro tinham até 30% de desconto, uma vez que essas regiões eram atendidas por meio de equipes e estrutura da própria DGB. Em outras praças, onde a última milha tinha de ser terceirizada, o abatimento correspondia a só 15%. “As vendas estavam muito baixas e, portanto, as bancas estavam fechando”, afirma José Antônio Mantovani da Silva, presidente em exercício do Sindicato dos Vendedores de Jornais e Revistas de São Paulo (SindjorSP).
Segundo números da DGB, a venda em bancas caiu em média 30% na última década. O SindjorSP aponta que cerca de 20% dos cinco mil pontos de venda fecharam nos últimos cinco anos no Estado de São Paulo.
A íntegra desta matéria está publicada na edição 1553, de 1º de abril, exclusivamente para assinantes.
Compartilhe
Veja também
Aposta Ganha assume naming rights do prêmio Bola de Prata
Marca de apostas esportivas assume o lugar da Sportingbet que ocupava a posição desde 2016
Meta será a primeira big tech multada pela UE por práticas antitruste
Agência reguladora pode aplicar uma multa de até US$ 13,4 bilhões à Meta por vinculação do serviço de anúncios Marketplace ao Facebook