Publicidade

Mídia

Estreia novo desconto ao jornaleiro

Desde 1º de abril, editoras venderão produtos em média 25% mais baratos a donos de bancas

Preencha o formulário abaixo para enviar uma mensagem:


2 de abril de 2013 - 9h26

 Por Igor Ribeiro e Isabella Lessa

Jornaleiros de todo o Brasil, exceto da região Sudeste, passam a receber em média 25% de desconto das editoras a partir desta segunda, 1º. Até julho – quando os novos preços também forem implantados em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo – quase dez mil bancas de jornal em 1,7 mil municípios brasileiros serão beneficiados.

O programa foi promovido pela holding DGB, do Grupo Abril, após a consultoria Falconi apontar a depreciação no salário da categoria. Segundo a distribuidora, 90% dos editores aderiram à proposta, representando 92% do faturamento do setor e cerca de R$ 22 milhões em investimento nos pontos de venda.

O desconto era uma reivindicação antiga dos donos de bancas de jornal. Anteriormente, só Grande São Paulo e Rio de Janeiro tinham até 30% de desconto, uma vez que essas regiões eram atendidas por meio de equipes e estrutura da própria DGB. Em outras praças, onde a última milha tinha de ser terceirizada, o abatimento correspondia a só 15%. “As vendas estavam muito baixas e, portanto, as bancas estavam fechando”, afirma José Antônio Mantovani da Silva, presidente em exercício do Sindicato dos Vendedores de Jornais e Revistas de São Paulo (SindjorSP).

Segundo números da DGB, a venda em bancas caiu em média 30% na última década. O SindjorSP aponta que cerca de 20% dos cinco mil pontos de venda fecharam nos últimos cinco anos no Estado de São Paulo.

A íntegra desta matéria está publicada na edição 1553, de 1º de abril, exclusivamente para assinantes.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os desafios e desigualdades dos influenciadores das favelas

    Os desafios e desigualdades dos influenciadores das favelas

    Pesquisa realizada pela Digital Favela em parceira com o YouPix e apresentada na Expo Favela aponta que creators de comunidades são menos remunerados

  • Latinos são os que mais passam tempo nas redes sociais, diz pesquisa

    Latinos são os que mais passam tempo nas redes sociais, diz pesquisa

    Estudo The Global Media Intelligence Report indica ainda que essa população é a que mais consome mídia online e música via streaming