Mídia

As seleções mais populares no digital, segundo o Ibope Repucom

França, Inglaterra e Brasil formam o top três no Ranking Digital Global das Seleções de Futebol

i 11 de dezembro de 2025 - 14h53

Portugal é a primeira colocada do Ranking Digital Global das Seleções de Futebol, do Ibope Repucom (Crédito: Vasiljevic Dimitrije / shutter)

Portugal é a primeira colocada do Ranking Digital Global das Seleções de Futebol, do Ibope Repucom (Crédito: Vasiljevic Dimitrije / shutter)

O Ibope Repucom, divisão de pesquisas de marketing esportivo do grupo Kantar Media, divulgou nesta quarta-feira, 10, o Ranking Digital Global das Seleções de Futebol.

Esta edição avaliou o volume de seguidores de 60 seleções e futebol desde julho de 2024, contemplando as 42 já confirmadas para Copa de 2026 e as 18 com as maiores bases digitais que já participaram de alguma edição da Copa do Mundo.

O relatório apontou que O TikTok é a principal rede em questões de novos seguidores, representando 22 milhões de novas inscrições em toda a base. O X, por sua vez, foi a plataforma com o pior desempenho, somando apenas 3,6 milhões de inscritos. Para o Brasil, a maior página é o Facebook, com 12 milhões de inscritos.

Principais seleções e confederações

Segundo o ranking, França e Inglaterra lideram o volume de inscrições com 48,8 milhões e 43 milhões de seguidores, respectivamente. Ambas fazem parte da União das Associações Europeias de Futebol (Uefa) que se manteve como a maior confederação em volume de inscritos, totalizando 228 milhões de inscrições entre as plataformas das 22 seleções analisadas.

A entidade garantiu mais de 19 milhões de inscritos com Portugal (4ª colocada) que teve 7,3 milhões de novos seguidores e Espanha (8ª colocada) com mais de 3, 3 milhões.

O Brasil, mais uma vez, ocupa a terceira colocação entre os mais populares com 38,5 milhões de inscrições, e é o principal nome da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), segunda entidade com maior volume de seguidores, com 110 milhões de inscrições entre as nove seleções presentes no ranking.

Junto com a seleção pentacampeã, estão a atual campeã mundial, Argentina (5º lugar) com 29,9 milhões de seguidores, e Colômbia (10ª colocação) com 17,5 milhões.

A Confederação das Associações de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf), por sua vez, conta com os países sede em sua lista. A entidade tem 39 milhões de seguidores nas seleções do México (6º colocado), Estados Unidos (12º lugar) e Canadá (47º colocado).

Na Confederação Asiática de Futebol (AFC), que acumula 41 milhões de inscrições, o destaque é a Indonésia, que mesmo fora da Copa do Mundo de 2026, obteve o segundo maior crescimento digital entre todas as 60 seleções de futebol analisadas no período, e ocupa o 7º lugar.

A dez seleções africanas representam 36 milhões de inscrições para a Confederação Africana de Futebol (CAF), com destaque para o Marrocos (no 14º lugar). Já a Confederação de Futebol da Oceania (OFC) tem como destaque a Nova Zelândia (57ª colocada) que é a representante da região em sua terceira participação no mundial de futebol.