Executivos preferem a mídia impressa
Apesar de serem usuários ativos da internet, líderes de empresas acreditam que veículos impressos têm mais credibilidade
Apesar de serem usuários ativos da internet, líderes de empresas acreditam que veículos impressos têm mais credibilidade
Bárbara Sacchitiello
25 de junho de 2014 - 8h35
Apesar de inserirem a internet e as redes sociais em sua rotina diária, ainda é na mídia impressa que os líderes de empresas e executivos mais confiam para formar sua opinião. A mais recente edição da pesquisa Impacto nas Mídias, promovida pelo departamento de levantamentos e sondagens do Grupo Máquina, mostra que 81% dos entrevistados apontam o jornal como o veículo de mais credibilidade, enquanto somente 7% creem na veracidade das mídias digitais como meio de informação.
O estudo, que está em sua quarta edição e foi realizado com 226 profissionais que ocupam cargos de liderança em empresas brasileiras, também mostra que, apesar do crescimento do consumo simultâneo de mídias (digital e papel), os novos meios de comunicação não parecem tirar o espaço dos tradicionais. Para 70% do público, ler jornais é um hábito diário. O tradicional rádio também é companheiro de todos os dias de 81% dos entrevistados. A internet, no entanto, é presente no cotidiano da maioria desses executivos: 97% dos pesquisados declararam acessar sites de notícias com frequência.
A pesquisa do Grupo Máquina questionou, também, se esses profissionais planejam substituir por completo os veículos impressos pelos digitais. Para 49%, é importante conciliar as duas fontes de informação. Somente 14% declararam já ter abandonado o papel para se informar.
A pesquisa também mapeou quais os veículos (ou produtos) que mais influenciam a opinião desses executivos. Veja o resultado:
Revistas:
Veja – 35,9%
Exame – 29,5%
Carta Capital – 8%
Piauí – 7%
Época – 3,5%
Época Negócios – 2,7%
IstoÉ Dinheiro – 2,7%
Superinteressante – 2,7%
Você S/A – 2,2%
IstoÉ – 0,9%
Outras – 4,9%
Jornais
Folha de S.Paulo –37,2%
Estado de S.Paulo – 29,2%
Valor Econômico – 25,2%
O Globo – 4,9%
Brasil Econômico – 0,4%
Correio Braziliense – 0,4%
Outros – 2,7%
Telejornal
Jornal Nacional (Globo) – 35%
Jornal das Dez (GloboNews) – 21,2%
Jornal da Globo (Globo) – 13,3%
Bom Dia Brasil ( Globo) – 7,5%
Jornal da Cultura (Cultura) – 6,2%
Jornal da Band (Bandeirantes) – 5,3%
Jornal Hoje (Globo) – 1,9%
Jornal da Record (Record) 0,9%
Jornal do SBT (SBT) – 0,9%
Outros – 8%
Rádios
CBN – 54,4%
BandNews – 22,6%
Jovem Pan – 7,5%
Bandeirantes – 6,2%
Globo – 3,1%
Estadão – 2,2%
Outras – 4%
Agências/ Sites de Notícias
Agência Estado – 23%
UOl – 23%
G1 – 14,2%
Folha – 6,6%
Reuters – 5,8%
Globo.com – 5,3%
Portal Exame – 4,9%
Bloomberg – 4,4%
Valor Online – 3,5%
Veja.com – 1,8%
R7 – 1,3%
iG – 0,4%
Outros – 5,8%
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