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Mídia

Facebook e Twitter avançam no e-commerce

Rede social de Mark Zuckerberg incluiu um botão de compra enquanto microblog comprou uma startup de pagamento


18 de julho de 2014 - 11h12

Por Mark Bergen
Do Advertising Age

Depois do anúncio nativo, vem aí o botão.

Na quarta-feira, 16, Facebook e Twitter deram importantes passos para transformar suas plataformas em espaços de comércio online.
Pela manhã, a rede social de Mark Zuckerberg revelou um botão “clique para comprar” para que usuários de desktop e mobile possam adquirir produtos nos próprios anúncios ou posts no site. O serviço está em fase de testes com algumas PMEs norte-americanas.

E no mesmo dia, à tarde, o microblog divulgou suas próprias notícias de e-commerce.

A companhia disse que planeja comprar a CardSpring, startup de São Francisco que permite o desenvolvimento de apps para cartões de crédito, cupons de desconto e outros sistemas de pagamento. A plataforma é focada em conectar o e-commerce a lojas físicas.

Compradores online podem coletar ofertas de venda, sincronizá-las ao cartão de crédito e retirar o produto nas lojas. Para o Twitter, a empresa oferece uma infraestrutura de pagamentos que não é apenas para compras por impulso.

A notícia a respeito da suposta aquisição, publicada no blog oficial da rede, marca uma das primeiras declarações públicas do Twitter sobre planos de comércio.

Anunciantes e analistas há muito esperavam que ambas entrassem no universo do e-commerce para impulsionar os lucros, algo que as coloca em competição contra grandes empresas de cartão de crédito e empresas como Google e Apple. Com a CardSpring, o Twitter demonstra claramente sua disputa com o Facebook, afirma Tim Dunn, diretor de estratégia e mobile na Isobar. “O Twitter está com uma postura muito mais agressiva”.

O Facebook, que tem mais de 1,2 bilhão de usuários, havia tentado disponibilizar compras em sua plataforma no passado, com pouco sucesso. Chamada de Facebook Credits, a ferramenta foi abandonada em 2012.

No ano passado, o Twitter contratou Nathan Hubbard, executivo da Ticketmaster, para explorar maneiras de fazer com que usuários comprassem diretamente dos tweets. Dick Costolo, CEO da empresa, havia afirmado que o esforço resultaria em “compras em um instante”. Recentemente, o microblog também assinou um acordo com a Amazon para compras por meio de hashtags.

Em um post, Hubbard descreveu a CardSpring como uma “perfeita combinação com nossa filosofia sobre as melhores práticas para trazer experiências de compra momentâneas para nossos usuários”. A equipe de catorze pessoas da CardSpring se juntará ao Twitter.  

Do ProXXIma

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