Facebook e Twitter avançam no e-commerce
Rede social de Mark Zuckerberg incluiu um botão de compra enquanto microblog comprou uma startup de pagamento
Rede social de Mark Zuckerberg incluiu um botão de compra enquanto microblog comprou uma startup de pagamento
Meio & Mensagem
18 de julho de 2014 - 11h12
Por Mark Bergen
Do Advertising Age
Depois do anúncio nativo, vem aí o botão.
Na quarta-feira, 16, Facebook e Twitter deram importantes passos para transformar suas plataformas em espaços de comércio online.
Pela manhã, a rede social de Mark Zuckerberg revelou um botão “clique para comprar” para que usuários de desktop e mobile possam adquirir produtos nos próprios anúncios ou posts no site. O serviço está em fase de testes com algumas PMEs norte-americanas.
E no mesmo dia, à tarde, o microblog divulgou suas próprias notícias de e-commerce.
A companhia disse que planeja comprar a CardSpring, startup de São Francisco que permite o desenvolvimento de apps para cartões de crédito, cupons de desconto e outros sistemas de pagamento. A plataforma é focada em conectar o e-commerce a lojas físicas.
Compradores online podem coletar ofertas de venda, sincronizá-las ao cartão de crédito e retirar o produto nas lojas. Para o Twitter, a empresa oferece uma infraestrutura de pagamentos que não é apenas para compras por impulso.
A notícia a respeito da suposta aquisição, publicada no blog oficial da rede, marca uma das primeiras declarações públicas do Twitter sobre planos de comércio.
Anunciantes e analistas há muito esperavam que ambas entrassem no universo do e-commerce para impulsionar os lucros, algo que as coloca em competição contra grandes empresas de cartão de crédito e empresas como Google e Apple. Com a CardSpring, o Twitter demonstra claramente sua disputa com o Facebook, afirma Tim Dunn, diretor de estratégia e mobile na Isobar. “O Twitter está com uma postura muito mais agressiva”.
O Facebook, que tem mais de 1,2 bilhão de usuários, havia tentado disponibilizar compras em sua plataforma no passado, com pouco sucesso. Chamada de Facebook Credits, a ferramenta foi abandonada em 2012.
No ano passado, o Twitter contratou Nathan Hubbard, executivo da Ticketmaster, para explorar maneiras de fazer com que usuários comprassem diretamente dos tweets. Dick Costolo, CEO da empresa, havia afirmado que o esforço resultaria em “compras em um instante”. Recentemente, o microblog também assinou um acordo com a Amazon para compras por meio de hashtags.
Em um post, Hubbard descreveu a CardSpring como uma “perfeita combinação com nossa filosofia sobre as melhores práticas para trazer experiências de compra momentâneas para nossos usuários”. A equipe de catorze pessoas da CardSpring se juntará ao Twitter.
Do ProXXIma
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