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Mídia

Facebook reporta erros de tráfego em artigos

A falha estaria diminuindo o número de acessos vindos de iPhones


19 de dezembro de 2016 - 9h12

Por Garett Sloane, do Adveritising Age

O Facebook reportou outro erro em seus dados que são enviados aos publishers e anunciantes para que possam entender suas atividades na rede social.

Desta vez, a empresa encontrou um problema nos dados enviados sobre tráfego aos publishers, que estava subestimando a audiência via iPhone de alguns posts, de acordo com um post publicado no blog do Facebook na sexta-feira, 16.

“Nós descobrimos um problema para um pequeno grupo de publishers do Instant Articles que impacta nos dados da ComScore,” afirmou a publicação. “ A ComScore nos alertou sobre o problema e nós identificamos isso como o resultado de uma atualização recente.”

O Instant Articles são posts multimídas que publishers usam para dar aos leitores experiências mais rápidas já que não demoram para carregar. O ponto de troca é que os leitores têm acesso a história completa sem ter que sair do Facebook e entrar na página do publisher.

Os publishers podem vender anúncios dentro do Instant Articles e geralmente dependem desses números para realizar acordos e conversar com os anunciantes. A ComScore ajuda o Facebook a verificar esses números.

“Nós arrumamos o erro e estamos trabalhando com a ComScore para produzir estimativas atualizadas em perídios relevantes para esse pequeno grupo afetado”, a empresa afirmou no post. “Nós já contatamos os publishers afetados.”

Um executivo de um publisher disse que os erros no Instant Articles eram insignificantes, já que as empresas poderiam ter usado uma verificação externa para medir o tráfego de posts desse tipo. Ainda assim, no geral, qualquer erro nos dados reportados pode alterar a estratégia dos publishers, afirmou o executivo.

“É uma droga que tanta coisa possa estar errada”, disse o executivo. “Nós fizemos inúmeras apostas e investimentos baseados no que pensamos que a audiência mais acessava em nossas páginas. Agora, tudo isso pode ser estar distorcido.”

Isso não foi nenhum erro existencial para o publisher, mas a importância de se ter dados corretos é inegável – esses números são usados para planejar qual tipo de conteúdo a ser produzido, o que é melhor para as audiências alcançadas e podem acarretar em mudanças dramáticas em programação.

O Washighton Post anunciou que o erro diminuiu o tráfego por meses e era esperado que impedissem as publicações de alcançarem números simbólicos, como 100 milhões de visitantes únicos. O Post afirmou que, em novembro, alcançou 99.1 milhões de visitantes únicos, mas acredita que o número poderia alcançar os 100 milhões se o erro nos dados fosse levado em consideração. De acordo com a publicação, esse número também teria sido alcançado em outubro.

Essa é a quarta vez nas recentes semanas que o Facebook revelou problemas em seus dados. No primeiro caso, o Facebook disse aos anunciantes e marcas que o número de tempo médio de visualização nos vídeos estava errado. O Facebook também já havia reportado erros na métrica do Instant Articles, quando o tempo de permanência no artigo era supervalorizado.

Muitas agências da avenida Madison acreditam que a empresa agiu em boa fé e que as falhas são erros corriqueiros, resultado de um crescimento rápido da plataforma de marketing para suportar a demanda. Mesmo assim, as agências estão na posição de manter os clientes calmos.

O Facebook não está sozinho na entrega de dados próprios para as marcas e os concorrentes também estão sendo questionados sobre suas métricas. Porém, o Facebook é o mais importante.

A empresa começou a abrir seus dados para consultorias externas como a Integral Ad Science e Moat para dar mais respaldo para seus números.

O movimento na direção da transparência já começou, mas muitos anunciantes ainda estão interessados e mais dados e ferramentas de verificação.

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