Fãs de esporte lideram uso de multitela
Estudo elaborado pela ESPN define perfil de seis tipos de telespectadores
Estudo elaborado pela ESPN define perfil de seis tipos de telespectadores
Meio & Mensagem
26 de novembro de 2013 - 2h54
É cada vez mais comum interagir com dispositivos móveis enquanto se assiste à televisão. Para entender os novos hábitos dos telespectadores e o impacto das plataformas durante o consumo da TV paga, a ESPN elaborou o estudo Conteúdo TV: o trânsito das plataformas.
O resultado do levantamento aponta a existência de seis principais grupos de pessoas representadas pelo conteúdo preferido: infantil, filmes, documentários, notícias, séries e esportes.
A televisão permanece como principal mídia para o público, no entanto, passou a ter meios de complementar as informações por meio de buscadores da internet e das redes sociais. Para os fãs de esporte, os principais usuários de segunda tela, a televisão é insubstituível para eventos ao vivo, porém frequentemente acessam blogs, aplicativos ou usam o Facebook e o WhatsApp para interagirem com os amigos torcedores. Os telespectadores desse grupo são frenéticos por conteúdo, seja de esportes em geral ou do time de coração, e não se importam com o tamanho da tela.
O grupo que prefere seriados também é frenético quando busca notícias relacionadas. O Google é o principal ponto de partida para baixar séries ou ler informações. São impulsivos e imediatistas e têm na AXN, Fox, Universal, no Discovery e Syfy os canais preferidos.
Complementar, compartilhar e confirmar são os três principais motivos para que os telespectadores recorram a outros meios. O grupo que acompanha os documentários é o menos propenso a buscar outro tipo de informação, pois para eles o conteúdo exibido na televisão é o suficiente. Os canais National Geographic, Discovery, Fox, AXN e Syfy são os mais citados pelos entrevistados.
Para os que priorizam as notícias, a televisão é usada como rádio. Enquanto ouve informações, o grupo usa outras telas para jogar ou conversar com amigos nas redes sociais. As pessoas incluídas no grupo infantil têm perfil semelhante, principalmente as mães que ligam as televisões em canais direcionados às crianças e aproveitam o tempo livre para navegar em redes sociais.
Para a pesquisa quantitativa foram ouvidas 50 mil pessoas, com ferramentas de Ibope e Instituto Ipsos – Marplan EGM. Já a qualitativa reuniu entrevistas detalhadas feitas por um designer visual e uma psicóloga. O levantamento foi desenvolvido pela área de Business Intelligence da ESPN no País.
Relação com as telas
Além da distinção pelo conteúdo, as telas também mostram os tipos de perfis de telespectadores. Para os entrevistados, a televisão se mantém como provedora de entretenimento e companhia. Também afirmam que os adultos são os principais usuários de tablets – o equipamento é considerado uma tendência de consumo. Já o celular é um elemento indispensável e funcional. O notebook é avaliado como um item necessário e profissional.
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