Marketing

Vivo já está no aquecimento para a Copa do Mundo 2026

Vini Jr será estrela da campanha da Africa Creative que trará o tema do “Brasileiro Roxo”, analogia à paixão dos torcedores e que casa com a identidade visual da companhia

i 27 de janeiro de 2026 - 6h00

Vini Jr em gravação da campanha "Brasileiro Roxo" da Vivo para a Copa do Mundo 2026

Vini Jr em gravação da campanha “Brasileiro Roxo” da Africa Creative para a Vivo voltada à Copa do Mundo deste ano (Crédito: Divulgação)

Numa configuração inédita, já que pela primeira será vez realizada em três países – Canadá, Estados Unidos e México – a Copa do Mundo Fifa 2026 deve gerar mais oportunidades e, consequentemente mais trabalho, para as marcas envolvidas direta ou indiretamente com o evento.

A Vivo é uma das empresas no time das que estão se dedicando ao assunto e patrocinadora da seleção brasileira desde 2005. “É um dos maiores patrocínios que temos, inclusive como Grupo Telefónica no mundo. Acompanhamos muito o pulso da relação do brasileiro com o futebol”, ressalta Marina Daineze, vice-presidente de comunicação e sustentabilidade da companhia.

Marina conta que suas equipes vêm planejando desde o ano passado a ativação do evento. Ainda que o relacionamento do brasileiro com a seleção tenha andado estremecido nos últimos anos, ela pontua que pesquisas mostram que a proximidade da Copa em si faz ser resgatada pelas pessoas uma relação “visceral, emocional com o futebol e com a seleção.”

Amor roxo

Foi daí que nasceu a campanha “Brasileiro roxo”, feita em parceria com a Africa Creative, que a Vivo irá veicular a partir de março, tendo como protagonista o jogador Vini Jr, que recentemente gravou, na Espanha, o primeiro filme. Além dele, as ações trarão um personagem encarnando esse brasileiro “roxo” apaixonado – trocadilho que também se adequa à cor dominante na identidade visual da Vivo.

Marina Daineze, vice-presidente de comunicação e sustentabilidade da Vivo

Marina Daineze, vice-presidente de comunicação e sustentabilidade da Vivo: comunhão da torcida e características culturais resgatadas na campanha que entrará no ar em março (Crédito: Divulgação)

Segundo Marina, o mote será explorado indo além do futebol, sendo associado também a características culturais dos brasileiros, como ter fé na vida, ser otimista e acreditar que tudo vai dar certo.

As mensagens irão passar pelo sentimento de comunhão que une a torcida e fazer analogias ao dia a dia do brasileiro e sua relação com a tecnologia, segundo Marina – relação essa que a companhia continua defendendo que seja mais saudável, sem uso abusivo das telas.

Além de Vini Jr, a campanha com foco no período de Copa do Mundo terá embaixadores de outros esportes, como Gabriel Medina e Ítalo Ferreira, no surf; Rayssa Leal, no skate; Ana Vitoria Magalhães (Tota) no ciclismo; Ana Castela e Gil do Vigor, no mundo da cultura pop. Todos apresentando suas versões do que é ser um brasileiro roxo e como se conectam digitalmente.

No âmbito das transmissões do evento da Fifa, a Viva também renovou a parceria com a CazéTV, que ampliou a cobertura para a edição deste ano. Nesse caso, Marina justifica o patrocínio ao caráter mais “interativo e espontâneo das transmissões, em linha com a nova forma de as pessoas se comunicarem.”

Em 2025, a Vivo liderou a telefonia móvel no Brasil, com 38,4% de market share, seguida por Claro (33,1%) e TIM 23,1%), dominando uma base de total de 116,6 milhões de acessos, 30,5 milhões de domicílios e empresas cobertas com fibra e 716 cidades com a tecnologia 5G, cobrindo 67,6% da população.