Mídia

Google altera políticas para reduzir spam nas buscas

Big tech promete reduzir em 40% o tráfego de conteúdo de baixa qualidade, o que deve favorecer o ranqueamento de sites e portais de conteúdo próprio

i 6 de março de 2024 - 6h15

retrospectiva google

(Crédito: Thaspol/AdobeStock)

O Google atualizou suas políticas globais para tentar reduzir a quantidade de spam e o que considera como conteúdo de baixa qualidade de seu buscador.

De acordo com a big tech, a proposta é reduzir esse conteúdo de spam em 40%, o que, por consequência, deve gerar um aumento no tráfego para sites e portais com conteúdo original e de boa reputação.

Para isso, o Google vem adotando duas medidas. A primeira, diz respeito ao aprimoramento da qualidade da classificação de notícias e conteúdo.

A companhia garante estar fazendo melhoras algorítmicas para que, nas buscam, possam ser mais bem ranqueados portais e conteúdo de conteúdo. Segundo o buscador, os conteúdos não originais devem perder espaço nesse novo esquema de ranqueamento.

A segunda medida anunciada pelo Google é o aprimoramento de políticas de spam, atualizando as regras a respeito do que deve ser mantido fora do buscador. Farão parte dessa lista, por exemplos, sites que expiraram e que acabam sendo reaproveitados como repositórios de spam.

Em comunicado, Elizabeth Tucker, diretora de produto na busca do Google, conta que, há tempos, a companhia vem se dedicando a implementar novas políticas e sistemas automatizados para combater spam e enfrentar conteúdos de baixa qualidade que tentam burlar os resultados de pesquisas.

“Estamos constantemente atualizando essas políticas e sistemas para combater essas tendências, oferecendo conteúdo útil que direciona tráfego valioso para websites de alta qualidade”, declarou.

A porta-voz continua explicando que, em 2022, realizou ajustes para reduzir o conteúdo de baixa qualidade nas buscas e que o resultado desse experimento será aplicado, a partir de agora, em escala global.

Google tomará medidas contra spam

A big tech relatou, ainda, que passará a tomar medidas para endereçar eventuais práticas abusivas que fazem com que spams ou conteúdo de baixa qualidade sejam bem ranqueados nas buscas.

O Google cita, por exemplo, que passará a identificar a publicação automatizada de conteúdo de baixa qualidade e em grande escala, tanto aquela gerada por eventuais robôs como as realizadas com combinação de trabalho humano.

O buscador do Google também irá filtrar eventuais sites que tenham conteúdo próprio de qualidade, mas que, eventualmente, hospede conteúdo terceirizado de baixa qualidade apenas para tentar melhorar o ranqueamento do sistema de buscas.

Essa nova política de fiscalização em publicações terceirizadas começará a ser aplicada no dia 5 de maio. Segundo o Google, esse tempo é necessários para que veículos e publishers possam se adequar.