IAB defende publicidade digital frente a Lei das Fake News
Instituição acredita que PL tem potencial de prejudicar a economia
IAB defende publicidade digital frente a Lei das Fake News
BuscarIAB defende publicidade digital frente a Lei das Fake News
BuscarInstituição acredita que PL tem potencial de prejudicar a economia
10 de dezembro de 2021 - 15h28
Aprovada em votação pelo grupo de trabalho da Câmara dos Deputados no início desta semana, o projeto de lei n. 2.630/20 (Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet), também conhecido como “Lei das Fake News” enfrenta resistência pelas big techs, agências e outras organizações do setor por conta de medidas que impõe transparência em casos de anúncios publicitários.
(Créditos: BestForBest/Shutterstock)
Na quinta-feira, 9, o IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) lançou um manifesto pedindo a revisão de alguns pontos considerados pela instituição como críticos à economia. O projeto de lei visa mitigar as fake news e propõe que devam ser protegidos princípios como: a liberdade de expressão e de imprensa; a garantia dos direitos de personalidade, dignidade, honra e privacidade; o respeito à formação de preferências políticas e de uma visão de mundo pessoal do usuário; o compartilhamento da responsabilidade de preservação de uma esfera pública livre, plural, diversa e democrática; a garantia da confiabilidade e da integridade de sistemas informacionais; a promoção do acesso ao conhecimento de assuntos de interesse público; a proteção dos consumidores; e a transparência nas regras para anúncios e conteúdos patrocinados.
Conforme comunicado do IAB, assinado pela CEO Cris Camargo, o projeto de lei representa “uma ameaça sem precedentes para muitos anunciantes e inviabiliza a existência da publicidade digital”, pois impede anúncios segmentados quando veda os dados dos usuários com outras empresas. Assim, as estratégias de empresas que trabalham com ferramentas de segmentação seriam expostas e as agências e clientes estariam em risco. Ele ainda destacou que a publicidade digital foi e é importante para que negócios se mantenham funcionando. “Não é possível aceitar que sejam impostos retrocessos que coloquem em risco um setor fundamental para a economia”, opinou.
Ao mesmo tempo, o IAB reforçou que a proposta da PL é louvável e de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do setor de publicidade digital, mas que ela deve ser reavaliada para reduzir danos ao mercado.
*Crédito da imagem do topo: Shutterstock
Compartilhe
Veja também
Quais os desafios de produzir remakes para a televisão?
Emissoras resgatam nostalgia apostando em releituras de sucessos passados sob os moldes dos tempos atuais, retratando novos costumes, tecnologias e comportamentos
As marcas que venceram o BBB 25 em termos de buzz
Stilingue by Blip monitorou as citações das marcas patrocinadoras do reality show da TV Globo nas redes sociais ao longo dos 99 dias de exibição