James Harding é o novo diretor da BBC News

Buscar

James Harding é o novo diretor da BBC News

Buscar
Publicidade

Mídia

James Harding é o novo diretor da BBC News

Ex-Times, o jornalista ocupará em agosto o lugar de Helen Boaden, deslocada para a direção das rádios do grupo


16 de abril de 2013 - 1h35

A BBC anunciou nesta terça 16 seu novo diretor da central de notícias e atualidades: James Harding, 44. Transparente e direta como sempre, a rede pública britânica repassou brevemente a carreira de seu novo executivo citando polêmicas recentes e seu novo salário: 340 mil libras ao ano, o equivalente a R$ 1,04 milhão.

Harding era editor do Times, cargo do qual se demitiu em dezembro dizendo parecer “claro que os publishers da News International tinham novo profissional em mente para a função”, referindo-se à empresa dona do jornal, cujo presidente é Rupert Murdoch. John Witherow, editor do Sunday Times, foi apontado em janeiro para assumir a posição.

Anteriormente, Harding foi editor de mídia e chefe da sucursal de Washington do Financial Times. Chegou em 2006 ao Times como editor de negócios e tornou-se editor geral um ano depois. Ficou célebre por exigir cobertura independente no caso dos grampos que culminou no fim do jornal News of The World, da mesma empresa. Seu empenho teria irritado Murdoch, que não tinha poder para demiti-lo – a decisão caberia ao conselho do jornal. Outros motivos eram a concorrência acirrada do Daily Telegraph, que teria roubado o protagonismo do Times em algumas coberturas políticas, e a queda de receita do jornal, apesar da política de cortes e contenção de Harding, elogiado no meio por sua capacidade administrativa tanto quanto a jornalística.

Murdoch pressionou indiretamente pela saída de Harding. Ele deverá começar na BBC em agosto, após um período de adaptação pelas redações da empresa nos próximos meses. Ele Supervisionará o trabalho de cerca de 8 mil profissionais no Reino Unido e exterior.

Tony Hall, diretor geral da BBC, disse que a chegada de Harding dá força ao seu plano de reconstruir seu time de executivos “que definirá o serviço público de radiodifusão da BBC pela próxima década”. O novo diretor chegou à empresa em meados do ano passado no lugar de George Entwistle, responsável por parte da cobertura das denúncias contra Jimmy Savile, ex-apresentador da rede morto em outubro de 2011 e acusado de estupro e assédio a menores. A reformulação do expediente impactou diversos profissionais, como Helen Boaden, que à época dirigia a BBC News e afastou-se durante as investigações. Ela retornou à empresa em dezembro, agora como diretora da rádio, deixando a vaga para Harding.  

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Anunciantes e Kantar criam novo player de medição de audiência nos EUA

    Anunciantes e Kantar criam novo player de medição de audiência nos EUA

    Chamada de Aquila, plataforma é fruto de coalização entre Associação dos Anunciantes, Kantar, Meta, Amazon e TikTok

  • Pinterest lança ferramentas de IA para criativos e performance

    Pinterest lança ferramentas de IA para criativos e performance

    Recursos estão sob guarda-chuva do Pinterest Ad Labs, novo programa de inovação da plataforma para marcas selecionadas testarem os protótipos