LinkedIn apresenta novos produtos
Cinco anos após lançar versão em português, rede social profissional consolida Brasil como seu terceiro maior mercado, traz novos produtos e fortalece sua porção business no País
Cinco anos após lançar versão em português, rede social profissional consolida Brasil como seu terceiro maior mercado, traz novos produtos e fortalece sua porção business no País
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13 de maio de 2015 - 8h30
* A jornalista viajou para a Califórnia a convite do LinkedIn
Em abril de 2010, o LinkedIn lançou sua versão em português. A empresa, que surgiu em 5 de maio de 2003, não tinha escritório no País, mas já estava atenta ao consumo digital do brasileiro. Naquela época, em 2010, a base daqui era composta por um milhão de usuários. Agora, a companhia celebra a presença de 20 milhões de brasileiros na plataforma. É a terceira maior base no mundo (o total é de 347 milhões de usuários). Nesse cenário, a empresa consolida sua atuação no País, inaugura uma área — a de soluções de venda — e apresenta ao mercado, na quarta-feira 20, dois novos produtos, um deles dedicado ao segmento B2B, que ampliam as perspectivas de faturamento do LinkedIn no Brasil. Nos EUA, eles já demonstram ser promissores. A expansão nessas áreas evidencia a transformação da plataforma de um site para recolocação profissional para um ambiente que permite impulsionar carreiras, que fornece conteúdo e estimula negócios.
Uma novidade que chega ao País é o LinkedIn Lead Accelerator (LLA), solução para melhorar a conversão de leads que vai além da plataforma. Ou seja, que não se restringe aos usuários da rede. Destinada ao B2B, a ferramenta foi lançada em fevereiro nos EUA. Mais de cem empresas, como Lenovo, Oracle e Whirpool, estão utilizando o novo recurso e algumas viraram cases. Foi o que ocorreu com a unidade de educação online da Cornell University, a eCornell. O objetivo era atingir estudantes que pudessem se interessar pelos programas da eCornell, uma missão complexa por esse público receber uma profusão de mensagens no dia a dia. A tecnologia analisa o perfil do target e seu comportamento na web. Com essa inteligência, entrega campanhas mais específicas e conteúdo mais relevante para o público-alvo. O case study da eCornell mostrou que o LLA dobrou a taxa de conversão da landing page. E o custo por lead ficou três vezes mais baixo do que o de retargeting.
O LLA é a grande novidade da área de soluções de marketing — o LinkedIn tem mais três divisões que geram receita: soluções de talento, assinatura premium e soluções de venda (esta ainda não existia no Brasil e foi constituída agora). O produto foi criado após a aquisição da empresa de marketing digital Bizo, em agosto de 2014, por US$ 175 milhões. O negócio permitiu que a rede utilizasse a tecnologia já desenvolvida, redefinisse seu portfólio e lançasse o LLA. “A Bizo trouxe capacidades para o LinkedIn que se combinaram com o que já existia. Essa integração permitiu gerar um completo funil de compra”, explica Russell Glass, head de produtos de soluções de marketing da companhia e um dos fundadores da Bizo. Por mergulhar no comportamento da audiência, mesmo fora da plataforma, o LLA viabiliza a criação de estratégias mais eficazes para atingir o público desejado. “Pelo que tenho visto do mercado brasileiro, teremos uma boa demanda dessa solução”, acredita Glass.
A nova tecnologia será apresentada no Brasil pelo vice-presidente global de soluções de marketing, Penry Price. “Estamos em um grande momento”, comenta. “Meu papel é termos uma organização capaz de introduzir as inovações que estamos criando para nossos clientes no mundo, das pequenas empresas às grandes corporações”, diz. Osvaldo Barbosa de Oliveira, diretor-geral da operação no Brasil, também tem boas perspectivas. “Agora podemos dizer que temos um funil completo de soluções, desde o momento em que detectamos um potencial comprador até a conversão do lead. Nossa expectativa é poder entregar um produto completo ao cliente e com muito mais métricas.”
Vendas facilitadas
Outra novidade para o Brasil é um produto e também um conceito, o social selling. O produto em si se chama Sales Navigator e está ligado à área de soluções de venda, que começa a atuar no País. “É um conceito novo e, portanto, trabalha com mudança de hábito. Teremos um tempo para que os vendedores se acostumem com a ideia, conheçam a ferramenta e vejam seus benefícios”, afirma Oliveira. A tecnologia consiste em localizar, na base do LinkedIn, perfis mais indicados para os propósitos da venda e facilitar a conexão com essas pessoas, ampliando a chance de acordos serem fechados. Os novos produtos, Lead Accelerator e Sales Navigator, serão apresentados ao mercado no dia 20 de maio, às 08h30, no Hotel Unique em São Paulo.
A íntegra desta matéria está publicada na edição 1659 de Meio & Mensagem, de 11 de Maio, disponível exclusivamente para assinantes nas versões impressa e também para tablets iOS e Android.
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