Militares se unem contra Amor e Revolução
Classe alega que vem sendo mal retratada na trama do SBT, que aborda o período da ditadura
Classe alega que vem sendo mal retratada na trama do SBT, que aborda o período da ditadura
Bárbara Sacchitiello
18 de abril de 2011 - 10h17
No último dia 5 de abril, o SBT colocou no ar a novela Amor e Revolução, sua principal aposta do ano no gênero da dramaturgia. Ambientada no início da década de 60, a trama, de autoria de Tiago Santiago, aborda o período da ditadura militar, destacando a repressão e o contexto político e social daquele momento.
Com menos de um mês no ar, a novela já começou a despertar um descontentamento de um dos setores retratados na trama: os militares. Por discordar da maneira como a classe vem sendo representada em Amor e Revolução, a Associação Beneficente dos Militares Inativos e Graduados da Aeronáutica (Abmigaer), deu início a um abaixo assinado pedindo a suspensão da novela (clique aqui para ver).
Claramente contrários ao teor da trama, os militares pedem o apoio da classe e chegam até a afirmar que a novela foi colocada no ar por conta de interesses do próprio governo do País. “É óbvio que o governo federal, através da Comissão da Verdade, recém-criada, está participando do acordo em exibir a novela” diz o manifesto online, cujo autor é José Luiz Dalla Vecchia. Até a manhã desta segunda-feira 18, o abaixo-assinado já conta com quase 830 assinaturas.
Militares X Comunistas
Na ocasião do lançamento da novela, o autor Tiago Santiago afirmou que não pretendia defender nenhum partido ou lado político com Amor e Revolução, mas sim retratar o período como um pano de fundo de uma história de ficção. Pelo fato de a novela retratar muitas cenas de tortura e de perseguição aos comunistas e adeptos do socialismo, o autor chegou a dizer que era possível que algumas pessoas pensassem que a trama defenderia a bandeira da esquerda. “Não pretendo fazer campanha política, mas sim fazer ficção. Pessoalmente, sou a favor da democracia.”, disse Santiago, no lançamento da novela.
Procurado pela reportagem, o SBT, por meio de sua assessoria de imprensa, disse que não irá se manifestar sobre o assunto. Desde que entrou no ar, a trama vem registrando uma média de 6 pontos no ibope, com picos de 10 pontos.
Compartilhe
Veja também
Globo reforça casting da Viu com ex-BBBs e apresentador
Empresa cuidará das ações comerciais de Renata Saldanha, Aline Patriarca e Vinicius Nascimento, que participaram da edição de 2025 do reality; Fernando Fernandes também entra no rol de apresentadores agenciados comercialmente
Como o Rio quer se tornar o maior hub de data centers da América Latina
Projeto Rio AI City inclui a construção de um campus de inteligência artificial de última geração no Parque Olímpico, com capacidade de 1,8 gigawatts até 2027