Na Copa da web, EUA vence Brasil
Pesquisa feita pela empresa GlobalWebIndex aponta os norte-americanos mais dispostos em acompanhar e comentar o Mundial nas redes sociais
Pesquisa feita pela empresa GlobalWebIndex aponta os norte-americanos mais dispostos em acompanhar e comentar o Mundial nas redes sociais
Bárbara Sacchitiello
1 de julho de 2014 - 5h56
Enquanto os Estados Unidos enfrenta a Bélgica pela fase de oitavas de final da Copa do Mundo, o Mundial continua quebrando recordes no país. Além de ter conseguido quebrar recordes de audiência na TV dos Estados Unidos, a Copa do Mundo também tem engajado os norte-americanos nas redes sociais, mais do que os brasileiros e ingleses, tradicionalmente “loucos” por futebol.
Até mesmo o presidente Barack Obama está ligado na Copa do Mundo do Brasil. Durante a partida contra a Alemanha, disputada no último dia 26, ele postou no Twitter uma mensagem de apoio à sua seleção enquanto estava no avião. Antes disso, a partida disputada contra Portugal, que terminou com o placar de 2X2, foi responsável por atrair a maior audiência já registrada em uma transmissão de futebol nos Estados Unidos, colocando mais de 25 milhões de espectadores diante da telinha.
A GlobalWebIndex, empresa de estudos online, fez uma pesquisa com cerca de mil usuários de internet do Brasil, Estados Unidos e do Reino Unido, questionando-os sobre seus hábitos em dias de jogos. De acordo com os resultados, 51% dos usuários dos Estados Unidos gostam de acompanhar aos jogos enquanto navegam as redes sociais, para ver os comentários dos amigos sobre a partida. A proporção foi maior do que os entrevistados do Brasil (50%) e Reino Unido (44%).
“É surpreendente o quanto a audiência norte-americana está engajada. Isso é sinal do poder do esporte nacional e a vantagem de o Brasil ter um fuso horário similar ao norte-americano, além do forte trabalho que o técnico da seleção, Jurgen Klinsmann, vem fazendo para conseguir apoio”, comenta Jason Mander, diretor de tendências da GlobalWebIndex.
O Facebook é, de longe, a rede social mais popular dos espectadores da Copa nos Estados Unidos: 95% dos entrevistados declaram que navegam nessa rede social enquanto assistem aos jogos. Para 65%, a rede preferida é o Twitter e 25% disseram que preferem o Google+ ou o Instagram. O diretor da GlobalWebIndex acrescenta que o Facebook foi a rede social mais citada nos três países pesquisados, o que representa seu grande potencial em reunir conversas.
A Copa do Mundo, aliás, foi o primeiro evento a alcançar a marca de 1 bilhão de interações no Facebook (considerando o período entre o primeiro dia da Copa, 12 de junho, até 29 de junho). Apenas durante a partida dentre Brasil X Chile, realizada no sábado, 28, mais de 31 milhões de pessoas realizaram 75 milhões de interações (entre posts, curtidas e compartilhamentos).
No Brasil, 57% dos entrevistados na pesquisa responderam que utilizam o WhatsApp para comentara Copa, o que demonstra a popularidade e o potencial de crescimento do comunicados instantâneo, que foi comprado pelo Facebook em fevereiro, pelo valor de US$ 16 bilhões. Nos Estados Unidos, 12% dos entrevistados disseram usar o WhatsApp. No Reino Unido, o índice foi de 28%.
Com informações do Advertising Age
Compartilhe
Veja também
IAB se manifesta e critica STF por votação do Marco Civil da Internet
Entidade diz que eventual mudança no Artigo 19, com a determinação da responsabilidade objetiva dos provedores de internet, seria prejudicial à publicidade digital
Os novos realities que a Endemol Shine pretende trazer ao Brasil
The Summit, Fortune Hotel e Deal or No Deal Island estão sendo negociados com players para estrear em solo brasileiro