NBB terá mais espaço no Sportv e na Globo
Temporada 2011/2012 da liga masculina de basquete terá a final transmitida pela primeira vez ao vivo na TV aberta, enquanto número de jogos na TV fechada passará de 60
Depois de um longo período de vacas magras que culminou com uma ausência de 16 anos de Jogos Olímpicos, o basquete masculino brasileiro iniciou um período de redenção ao carimbar o passaporte para Londres 2012 no Pré-olímpico da Américas, realizado em setembro, na Argentina. A competição na Inglaterra será a primeira participação olímpica da seleção nacional após a aposentadoria do mão santa Oscar Schmidt em Atlanta 1996 – o atleta é o cestinha olímpico com 1093 pontos em cinco participações.
O bom momento da seleção ajuda a potencializar a boa fase vivida pela Liga Nacional de Basquete (LNB), organizadora do NBB, que em sua quarta edição, com início marcado para 19 de novembro, terá mais espaço na TV. A principal novidade é que a partida final (prevista para 2 de junho) será transmitida ao vivo na TV aberta pela primeira vez na Globo, parceria da liga desde a sua fundação. Para garantir a exibição, a partir deste ano o torneio passa a ser decidido em jogo único e não mais em uma série melhor de cinco. A Globo também mostrará ao vivo, pela segunda vez, o Jogo das Estrelas, marcado para 10 de março.
Já a cobertura na TV fechada feita pelo Sportv será ampliada e deverá ultrapassar a marca de 63 jogos exibidos, recorde registrado na temporada 2010/2011 – na edição anterior foram transmitidas 57 partidas. Não é possível determinar o número exatos de jogos que terão cobertura do canal esportivo nesta temporada já que os playoffs podem ter séries de três a cinco jogos (3 jogos a 0 encerra a disputa). Já na fase de classificação as transmissões devem aumentar por conta do número de participantes – 16, contra 15 da edição passada.
Na disputa pelo título estarão sete dos 12 atletas brasileiros que conquistaram a vaga da seleção para Londres 2012. São eles Marquinhos (Pinheiros/SKY), Vitor Benite (Winner/Limeira), Marcelinho Machado e Caio Torres (Flamengo), e Guilherme Giovannoni, Alex e Nezinho (Uniceub/BRB/Brasília). O NBB tem patrocínio da Eletrobras, da Caixa Econômica Federal (CEF) e da Penalty.