Mídia

Netflix integra inventário de anúncios à Amazon nos EUA

Rivais no streaming, empresas se unem em tecnologia para a comercialização de publicidade em mídia programática

i 11 de setembro de 2025 - 6h16

Netflix Amazon

Resultados positivos fizeram Netflix aumentar sua projeção de receita do ano (Crédito: Mijansk786/Shutterstock)

A Netflix e Amazon anunciaram nessa quarta-feira, 10, um acordo para atuarem em conjunto na comercialização de publicidade, com a gigante do varejo tornando-se uma parceria programática da tecnologia de publicidade da plataforma de streaming.

Com a parceria, o inventário da Nertflix passa a ser disponibilizado da demand-side da Amazon. Já a Amazon passa a contar com o cardápio premium da plataforma para ampliar as opções oferecidas aos anunciantes.

A DSP da Amazon já firmou acordos com a Disney e com Roku no ano passado. Além dessas empresas, a plataforma de tecnologia também já fez acordos para comercializar os inventários de NBCUniversal, Paramount Skydance, Warner Bros. Discovery e outras emissoras.

“Nosso objetivo é eliminar as incertezas para os anunciantes, tornando simples o gerenciamento de todo o seu planejamento e compra de TV com a Amazon Ads”, disse Paul Kotas, vice-presidente sênior da Amazon Ads, durante o anúncio da parceria.

A Netflix tem desenvolvido sua plataforma de anúncios desde 2022, quando anunciou que teria a Microsoft como sua primeira parceira de tecnologia de publicidade. Desde então, a Netflix abandonou a Microsoft e passou a desenvolver seu próprio ad server que tem acordos com várias DSPs, incluindo o Display and Video 360 do Google, aThe Trade Desk e o Yahoo.

Por serem rivais na disputa pelos consumidores dos streamings, esse tipo de parceria entre Amazon e Netflix seria considerada improvável, já que seus serviços dependem, cada vez mais, da captação de receitas de publicidade.

Ambas participaram da temporada anual de upfronts nos Estados Unidos, em maio, quando os veículos e plataformas apresentam sua programação e produtos para os anunciantes e fecham acordos de longo prazo com marcas e agências.

Executivos da Netflix disseram que o objetivo é dobrar o tamanho do negócio de publicidade este ano, impulsionado em parte pelos acordos do upfront e pela expansão dos acordos de anúncios programáticos.

Espera-se que a Netflix ultrapasse os US$ 2 bilhões em receita de anúncios nos Estado Unidos este ano, de acordo com a eMarketer.

A Amazon gerou US$15,7 bilhões em receita de anúncios apenas no segundo trimestre, um aumento de 22% ano a ano, o que foi parcialmente atribuído à sua DSP e ao crescimento da TV conectada. (A Amazon também é a maior anunciante do mundo.)

Na frente da audiência, a Netflix ocupa o segundo lugar, atrás do YouTube, do Google, no índice The Gauge da Nielsen. Segundo esse estudo, a Netflix teria 8,8% do tempo de visualização de TV nos EUA em julho.

O Prime Video detém 3,8% do tempo de visualização nos EUA, de acordo com o índice. A Disney supera a Netflix quando se consideram todos os seus canais, incluindo Disney+ e Hulu.

A Amazon tem feito algumas movimentações este ano, expandindo a presença de sua DSP e trazendo editoras premium para sua infraestrutura de nuvem. Em junho, quando a Amazon anunciou seu acordo programático com a Disney, também trouxe a Disney para a Amazon Publisher Cloud. Essa plataforma é um lugar onde os publishers podem analisar dados com segurança para entender as audiências de ambas as partes e como os anúncios performam.

Ao comunicar a parceria, Netflix e a Amazon se referiram ao uso de tecnologia de clean room e dados “para aproximar anunciantes e editoras, aumentando a eficiência e melhorando o desempenho”.