Mídia
Novo piso do jornaleiro começa em abril
Dia 6 de março é o prazo limite para editoras do Brasil aderirem ao novo desconto da categoria
Dia 6 de março é o prazo limite para editoras do Brasil aderirem ao novo desconto da categoria
Meio & Mensagem
1 de abril de 2013 - 3h01
Encerra-se na quarta-feira 6 o prazo para as editoras aderirem ao novo desconto dos jornaleiros, que começa a valer em abril. A DGB, holding de distribuição pertencente ao Grupo Abril, decidiu modificar sua contrapartida na renumeração do setor após a publicação de uma pesquisa da consultoria Falconi, no fim do ano passado, que apontou a defasagem salarial da categoria.
É grande o número de bancas de jornais que têm fechado as portas. Só na capital paulista, cerca de mil bancas encerraram as atividades nos últimos cinco anos. Os motivos são diversos, desde a mudança de hábitos de leitura até anacronismo jurídico que rege o setor.
Diante da reformulação do conceito de PDV de impresso e da precarização da categoria, a DGB anunciou os novos repasses para colaborar no fortalecimento da classe. A partir de abril, o desconto mínimo para as editoras que aderirem ao reajuste será de 25% em todo Brasil, exceto região Sudeste, com implantação programada para julho. A participação não é compulsória.
Segundo entrevista de Fernando Mathias, diretor superintendente da DGB, ao EmRevista, órgão oficial da Aner, 60% das editoras já confirmaram participação, representando 72% de todo faturamento. Mas é esperada a adesão de 90% do mercado à campanha, que deve atingir até 1,7 mil municípios.
Compartilhe
Veja também
Latinos são os que mais passam tempo nas redes sociais, diz pesquisa
Estudo The Global Media Intelligence Report indica ainda que essa população é a que mais consome mídia online e música via streaming
Globo e CazéTV transmitirão Eurocopa em 2024
Grupo Globo terá os direitos das partidas do SporTV, Globoplay e TV aberta enquanto o canal de Casimiro Miguel mostrará os jogos pelo YouTube