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Novo R7 vira agregador de tendências

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Mídia

Novo R7 vira agregador de tendências

Portal cria sistema que automatiza e busca as notícias de maior destaque das redes sociais, de sites parceiros e do próprio R7


1 de março de 2016 - 11h22

A partir deste mês, o R7.com mudará seu conceito e passará a utilizar um algoritmo que otimiza a publicação das notícias e mostra os assuntos de maior repercussão do momento no Twitter, no Facebook, no Google e nos cerca de 300 parceiros, como Kibeloco, Estadão Conteúdo e Reuters, além da própria redação do portal.

“É uma inversão. Antes, produzíamos o conteúdo e esperávamos a resposta dos usuários via métricas, analisando cada página pelo mapa de calor”, explica Antonio Guerreiro, superintendente de estratégia multiplataforma e diretor-geral do R7.com.

“Agora, publicaremos o que as pessoas estão buscando. O R7.com passa a ser um portal agregador de conteúdo trend, com muito mais energia e real time”, diz. As informações coletadas a partir dessas fontes serão acompanhadas pelos jornalistas do portal em um dashboard. Os editores serão os responsáveis pela curadoria e definirão qual peso as notícias devem ter no novo layout, que permite destacar o conteúdo em diversos tamanhos e sinalização por cores. O portal terá ainda contadores de cliques e de compartilhamento nas redes sociais, além de uma homepage com rolagem infinita.

As novidades são para desktop e mobile. Os editores serão, ainda, os responsáveis por manter a linha editorial do R7 em relação a abordagem e linguagem. “Eles farão a avaliação de qual visão é a melhor e qual fonte mantém uma linguagem de fácil compreensão. Sem isso, perdemos nosso DNA”, fala o executivo.

As notícias dos parceiros serão publicadas com os respectivos créditos. A redação do R7, no entanto, não será totalmente pautada pelos acontecimentos do momento e permanecerá cobrindo os assuntos relevantes editorialmente.

No novo projeto, não haverá separação por editorias, que serão substituídas pelos canais hard news, entretenimento, público masculino, público feminino e seções específicas de conteúdo da Rede Record. A mudança completa da interface está prevista para maio.

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Comercialmente, permanece uma dúvida sobre o apelo que um portal ainda tem sobre marcas e agências, cada vez mais interessados em mídias sociais e search. Mas Guerreiro explica que o R7 conseguiu “unir o que a rede social oferece comercialmente àquilo que o portal oferece. É natural que a força comercial fique mais expressiva”.
 

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