Mídia

NYTimes nomeia ex-BBC Mark Thompson como CEO

O maior jornal dos EUA foi buscar na emissora britânica BBC o novo presidente e CEO para preencher a vaga deixada pela ex-dirigente Janet Robinson

i 15 de agosto de 2012 - 2h31

O jornal The New York Times acaba de nomear o executivo Mark Thompson como o novo presidente e CEO, em substituição a Janet Robinson, que saiu em dezembro do ano passado. Thompson vem da British Broadcasting Corp., onde estava desde 2004. Na emissora do Reino Unido, o executivo era responsável principalmente pela cobertura não-comercial da BBC, inclusive as recentes transmissões dos Jogos Olímpicos de Londres, mas também era responsável pelo braço comercial da BBC.

Ainda na BBC, supervisionava o braço digital da BBC, o site noticioso da emissora com foco nos EUA e, por fim, o BBC iPlayer, aplicativo desenvolvido para se acessar a programação da emissora no iPad.

Segundo o consultor e blogueiro de jornais Alan Mutter, a experiência de Thompson com TV associada ao meio digital o distingue de outros executivos especializados na publicação de jornais. "A boa notícia: ele não tem qualquer experiência de publicação de jornal", comentou Mutter. "A má notícia: ele não parece ter muita experiência no desenvolvimento bem-sucedido nos modelos de publicação digital com fins lucrativos. No entanto, parece entender as oportunidades e os desafios associados com a tentativa de mudar as organizações tradicionais de notícias a partir de seus legados para o que o futuro nos reserva", acrescentou o consultor. "Por isso, deve ser capaz de olhar para os ativos e passivos da New York Times Co. com olhos frescos, que é exatamente o que a empresa precisa."

O pesidente da New York Times Co., Arthur Sulzberger, afirma que o trabalho de Thompson na BBC ajudou na extensão da sua marca. "Nosso conselho concluiu que a experiência de Mark e suas realizações na BBC fez dele o candidato ideal para liderar a Times Co., neste momento em que estamos muito focados no crescimento de nosso negócio através da expansão digital e global”, afirmou Sulzberger em uma declaração.

A Times Co. Tem se movimentado para pagar suas dívidas com a venda de ativos e levantar mais receita com os leitores através de produtos digitais e um medidor de pagamento em seu site. Na semana passada, divulgou que planeja vender os sites About.com, que comprou em 2005 por US $ 410 milhões, para a Answers.com, por US $ 270 milhões. As assinaturas digitais pagas dos sites NYTimes.com e BostonGlobe.com aumentaram 13% no segundo trimestre e chegaram a 532 mil em março. Um analista do banco Barclays previu recentemente que os assinantes digitais do NYTimes superarão os assinantes impressos até 2014.

Mas, a vida continua difícil para o a empresa porque as dificuldades permanecem no setor de notícias, agravadas por uma economia lenta que tem afetado os anunciantes. A receita de anúncios impressos do NYTimes teve queda de 8% no segundo trimestre, na comparação com o trimestre do ano anterior, e até mesmo a receita digital de anúncios caiu 2%. Além do NYTimes, a Times Co. também é proprietária do Boston Globe, Boston.com e The International Herald Tribune.

(*) Por Ives Nat, do Advertising Age.