Assinar

YouTube anuncia suporte a 87 projetos jornalísticos

Buscar

YouTube anuncia suporte a 87 projetos jornalísticos

Buscar
Publicidade
Mídia

YouTube anuncia suporte a 87 projetos jornalísticos

Brasileiros MyNews, Nexo, Band e Jovem Pan estão na lista de publishers globais que receberão financiamento da plataforma


18 de dezembro de 2018 - 6h00

 

Antonio Tabet e Mara Luquet, fundadores da plataforma MyNews (Crédito: DIvulgação)

O YouTube divulgou nessa segunda-feira, 17, os 87 projetos de mídia, tradicionais e independentes, de 23 países, que receberão financiamento do fundo de inovação em jornalismo Google News Initiative (GNI) que faz parte de um projeto global do Google para apoiar o futuro do jornalismo online e contribuir para melhorar a experiência de consumo de notícias nas plataformas da empresa. O total a ser investido é de US$ 25 milhões.

A lista, que inclui veículos como New York Times e Bloomberg, aponta quatro brasileiros: a plataforma MyNews, criada em março de 2018 pela jornalista Mara Luquet e um dos cofundadores do Porta dos Fundos, Antonio Tabet, o Nexo, lançado em 2015 pelos jornalistas Paula Miraglia, Renata Rizzi e Conrado Corsalette, além de Band e Jovem Pan.

“Esse é o caminho do jornalismo, o que a tecnologia fez foi colocar os meios de produção nas mãos dos jornalistas que passam a viver um período muito bom em que podem focar em criar seus projetos sem necessidade de concessão ou gráfica”, diz Mara Luquet ressaltando que os recursos serão destinados a investimentos na produção de conteúdo exclusivo e na ampliação da quantidade de programas.

De acordo com Antonio Tabet, mais importante que o apoio em um momento de crise econômica é também ser em um momento de crise institucional do jornalismo. “Vivemos uma era quando os veículos de imprensa têm enfrentado desconfiança do público, de patrocinadores e autocrítica. Receber essa injeção neste momento só ratifica que estamos no caminho certo. Sempre que algo novo surge demonstrando força num meio estabelecido, o nível geral melhora porque é um processo de ganha-ganha”, diz Tabet.

Todos os veículos selecionados:

Publicidade

Compartilhe

Veja também