Assinar

YouTube anuncia suporte a 87 projetos jornalísticos

Buscar

YouTube anuncia suporte a 87 projetos jornalísticos

Buscar
Publicidade
Mídia

YouTube anuncia suporte a 87 projetos jornalísticos

Brasileiros MyNews, Nexo, Band e Jovem Pan estão na lista de publishers globais que receberão financiamento da plataforma


18 de dezembro de 2018 - 6h00

 

Antonio Tabet e Mara Luquet, fundadores da plataforma MyNews (Crédito: DIvulgação)

O YouTube divulgou nessa segunda-feira, 17, os 87 projetos de mídia, tradicionais e independentes, de 23 países, que receberão financiamento do fundo de inovação em jornalismo Google News Initiative (GNI) que faz parte de um projeto global do Google para apoiar o futuro do jornalismo online e contribuir para melhorar a experiência de consumo de notícias nas plataformas da empresa. O total a ser investido é de US$ 25 milhões.

A lista, que inclui veículos como New York Times e Bloomberg, aponta quatro brasileiros: a plataforma MyNews, criada em março de 2018 pela jornalista Mara Luquet e um dos cofundadores do Porta dos Fundos, Antonio Tabet, o Nexo, lançado em 2015 pelos jornalistas Paula Miraglia, Renata Rizzi e Conrado Corsalette, além de Band e Jovem Pan.

“Esse é o caminho do jornalismo, o que a tecnologia fez foi colocar os meios de produção nas mãos dos jornalistas que passam a viver um período muito bom em que podem focar em criar seus projetos sem necessidade de concessão ou gráfica”, diz Mara Luquet ressaltando que os recursos serão destinados a investimentos na produção de conteúdo exclusivo e na ampliação da quantidade de programas.

De acordo com Antonio Tabet, mais importante que o apoio em um momento de crise econômica é também ser em um momento de crise institucional do jornalismo. “Vivemos uma era quando os veículos de imprensa têm enfrentado desconfiança do público, de patrocinadores e autocrítica. Receber essa injeção neste momento só ratifica que estamos no caminho certo. Sempre que algo novo surge demonstrando força num meio estabelecido, o nível geral melhora porque é um processo de ganha-ganha”, diz Tabet.

Todos os veículos selecionados:

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Globo tem 16 marcas nas transmissões da Copa do Mundo de Clubes

    Globo tem 16 marcas nas transmissões da Copa do Mundo de Clubes

    Empresa de mídia fechou 22 cotas para as exibições na TV aberta e por assinatura de todas as partidas do torneio

  • Google seleciona veículos brasileiros para jornada de IA

    Google seleciona veículos brasileiros para jornada de IA

    Meio & Mensagem está entre os veículos selecionados que participarão de sessões ao vivo, mentorias e avaliação da FT Strategies