Qual é a mais social de todas as mídias?
Como as redes sociais se sobrepõem aos veículos tradicionais como TV, jornais, revistas e outras plataformas
Como as redes sociais se sobrepõem aos veículos tradicionais como TV, jornais, revistas e outras plataformas
Meio & Mensagem
19 de setembro de 2011 - 4h02
Você pode curtir a sua revista favorita no Facebook ou postar no Twitter sobre o anúncio feito por Beyoncé da sua gravidez durante o Video Music Awards. A seguir, os principais players de mídia, o comportamento dos leitores e o tempo que as redes sociais consomem das principais categorias:
TV
86% dos usuários de internet móvel dos Estados Unidos assistem TV com seus respectivos dispositivos móveis (tablets, smartphones e notebooks), conforme estudo da Nielsen e Yahoo feito em janeiro. Desse total, 40% usam os dispositivos para acessar as redes sociais. Mais de 275 milhões de usuários do Facebook curtiram algum tipo de programa de TV. O usuário médio do Facebook gostou (curtiu) de, pelo menos, seis programas de TV.
Revistas
Em agosto, 16% do tráfego do site da revista Cosmopolitan foi gerado pelo Facebook, segundo a comScore. Isso significa apenas 4% do total das entradas pelo Google. Esse número demonstra que 10% do tráfego vieram do Facebook no período. No entanto, nas revistas de circulação superior como Better Homes & Gardens, Readers Digest, National Geographic, Woman´s Day e Good Housekeeping, o tráfego de internet vindo do Facebook é de apenas um dígito e, no caso do Twitter, algumas frações somente. A Time Inc. afirma que tem 14 milhões de usuários em seus perfis nas redes sociais (suspeita-se que graças a aplicativos de terceiros).
Jornais
Também em agosto, Google e Yahoo foram os dois pilotos para os sites dos cinco principais jornais em circulação nos Estados Unidos, com posições variáveis no Facebook, conforme a comScore. O site do jornal USA Today teve a maior percentagem de tráfego gerada pelo Facebook: 8,4%. A despeito do grande volume composto por notícias compartilhadas via tweets, o Twitter gerou apenas frações percentuais do tráfego para esses sites.
Internet
Os norte-americanos gastam 1/4 de todo o tempo consumido online em redes sociais e blogs, segundo a Nielsen. E maio deste ano, o usuário passou mais tempo no Facebook do que em qualquer outro site.
Móvel
Quase 40% dos usuários de mídias sociais acessam os sites a partir de telefones móveis, conforme a Nielsen. Os usuários de internet na faixa de 55 anos e acima impulsionam o crescimento das redes sociais na internet móvel. Cerca de 250 milhões de usuários ativos do Facebook acessam a rede social por meio de dispositivos móveis e são duas vezes mais ativos do que os não-usuários móveis. E 55 milhões de usuários do Twitter acessam a partir de telefones móveis ou tablets mensalmente.
Por Kunur Patel, do Advertising Age.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King