Qual é a mais social de todas as mídias?
Como as redes sociais se sobrepõem aos veículos tradicionais como TV, jornais, revistas e outras plataformas
Como as redes sociais se sobrepõem aos veículos tradicionais como TV, jornais, revistas e outras plataformas
Meio & Mensagem
19 de setembro de 2011 - 4h02
Você pode curtir a sua revista favorita no Facebook ou postar no Twitter sobre o anúncio feito por Beyoncé da sua gravidez durante o Video Music Awards. A seguir, os principais players de mídia, o comportamento dos leitores e o tempo que as redes sociais consomem das principais categorias:
TV
86% dos usuários de internet móvel dos Estados Unidos assistem TV com seus respectivos dispositivos móveis (tablets, smartphones e notebooks), conforme estudo da Nielsen e Yahoo feito em janeiro. Desse total, 40% usam os dispositivos para acessar as redes sociais. Mais de 275 milhões de usuários do Facebook curtiram algum tipo de programa de TV. O usuário médio do Facebook gostou (curtiu) de, pelo menos, seis programas de TV.
Revistas
Em agosto, 16% do tráfego do site da revista Cosmopolitan foi gerado pelo Facebook, segundo a comScore. Isso significa apenas 4% do total das entradas pelo Google. Esse número demonstra que 10% do tráfego vieram do Facebook no período. No entanto, nas revistas de circulação superior como Better Homes & Gardens, Readers Digest, National Geographic, Woman´s Day e Good Housekeeping, o tráfego de internet vindo do Facebook é de apenas um dígito e, no caso do Twitter, algumas frações somente. A Time Inc. afirma que tem 14 milhões de usuários em seus perfis nas redes sociais (suspeita-se que graças a aplicativos de terceiros).
Jornais
Também em agosto, Google e Yahoo foram os dois pilotos para os sites dos cinco principais jornais em circulação nos Estados Unidos, com posições variáveis no Facebook, conforme a comScore. O site do jornal USA Today teve a maior percentagem de tráfego gerada pelo Facebook: 8,4%. A despeito do grande volume composto por notícias compartilhadas via tweets, o Twitter gerou apenas frações percentuais do tráfego para esses sites.
Internet
Os norte-americanos gastam 1/4 de todo o tempo consumido online em redes sociais e blogs, segundo a Nielsen. E maio deste ano, o usuário passou mais tempo no Facebook do que em qualquer outro site.
Móvel
Quase 40% dos usuários de mídias sociais acessam os sites a partir de telefones móveis, conforme a Nielsen. Os usuários de internet na faixa de 55 anos e acima impulsionam o crescimento das redes sociais na internet móvel. Cerca de 250 milhões de usuários ativos do Facebook acessam a rede social por meio de dispositivos móveis e são duas vezes mais ativos do que os não-usuários móveis. E 55 milhões de usuários do Twitter acessam a partir de telefones móveis ou tablets mensalmente.
Por Kunur Patel, do Advertising Age.
Compartilhe
Veja também
PicPay estreia na Fórmula 1 com patrocínio à Sauber
Banco digital será patrocinador da Stake F1 Team Kick Sauber, equipe do brasileiro Gabriel Bortoleto
Prova do líder no BBB 25 impulsiona Rexona nas redes sociais
Dinâmica de resistência promovida na casa fez com que a marca se destacasse entre os usuáros que comentam sobre o BBB no ambiente digital