Qual será o futuro do Medium?
Plataforma de textos independentes demitiu cinquenta funcionários, Ev Williams, CEO, busca novo modelo de negócios
Plataforma de textos independentes demitiu cinquenta funcionários, Ev Williams, CEO, busca novo modelo de negócios
Luiz Gustavo Pacete
9 de janeiro de 2017 - 11h52
O Medium, plataforma de publicação de textos independentes, que, segundo estatísticas da própria empresa, cresceu mais de 300% no ano passado, demitiu cinquenta funcionários, cerca de um terço de sua força de trabalho. A notícia, dada na primeira semana do ano, pegou de surpresa quem acreditava que a plataforma era um modelo de monetização de conteúdo no ambiente digital.
Em seu blog, Ev Williams, CEO do Medium, explicou que a medida foi tomada para que a empresa buscasse um novo modelo que consiga “equilibrar receita e bom conteúdo”. Com o título “Revendo o foco do Medium”, Williams explicou em seu texto os motivos da decisão e deu algumas pistas dos rumos que pretende seguir.
Os cortes
Essa foi a parte difícil. Eliminamos cinquenta empregos, principalmente das áreas de vendas, suporte e funções de negócios. Com isso, estamos mudando nosso modelo de negócios para cumprir com a missão que iniciamos originalmente.
A decisão
Chegamos a essa decisão quando a equipe de gerenciamento da Medium se reuniu para rever o ano passado e analisar com atenção o nosso negócio. Embora pudéssemos continuar no nosso caminho atual, decidimos que arriscaríamos nossa missão maior caso não fizéssemos mudanças.
O ano de 2016
Foi o nosso melhor ano. As métricas como leitores e postagens publicadas aumentaram aproximadamente 300% ano a ano. E testemunhamos histórias importantes publicadas no Medium, de líderes mundialmente famosos a pessoas desconhecidas. Estamos orgulhosos do papel de nossa mídia na promoção de pontos de vistas e novas idéias.
Missão
Sentimos que estamos ficando aquém. Nossa visão, quando começamos em 2012, era ambiciosa: construir uma plataforma que definisse um novo modelo para a mídia na internet. O problema, como vimos, era que os incentivos que impulsionavam a criação e disseminação de conteúdos não estavam servindo às pessoas que o consumiam ou criavam.
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O que deu errado
Em 2016, fizemos grandes investimentos em equipes e tecnologia visando atrair anúncios para o Medium. E com isso, começamos a vender nossos primeiros anúncios. No entanto, ao construir este modelo, percebemos que ainda não tínhamos a solução certa para a grande questão de financiar conteúdo de qualidade. Tínhamos começado a expandir as equipes para vender e apoiar produtos que eram, na melhor das hipóteses, incrementais no modelo publicitário orientado por anúncios, e não o modelo transformador que buscávamos.
Futuro
Estamos investindo nossos recursos e atenção para definir um novo modelo para publicadores e criadores a serem recompensados, com base no valor que estão criando para as pessoas. É muito cedo para dizer exatamente aonde isso vai dar. Nossa nova estratégia é mais focada, mas também menos comprovada. Vai exigir tempo para obtê-lo direito, bem como algumas habilidades diferentes. É por isso que estamos tomando essas medidas hoje e dizendo adeus a muitas pessoas talentosas. Também estamos fechando nossos escritórios em Nova York e Washington D.C.
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