Quem é a Geração Z que está no Twitter?
Estudo feito pela empresa identifica os grupos que concentram maior parte das conversas na plataforma e principais hábitos do grupo
Estudo feito pela empresa identifica os grupos que concentram maior parte das conversas na plataforma e principais hábitos do grupo
29 de setembro de 2022 - 10h30
Digital e por dentro das principais discussões em voga nas redes sociais, a Geração Z – aqueles que têm entre 15 e 24 anos – marca presença, sobretudo, no Twitter. Dentro do grupo existem diversas segmentações que engajam nos mais variados temas de acordo com interesses particulares, e é isso que a plataforma buscou identificar em seu novo levantamento.
Geração Z é responsável por metade das postagens do Twitter no Brasil (crédito: Ground Picture/Shutterstock)
Conforme mostra a companhia, que se baseou em conversas da Gen Z no Brasil no primeiro semestre deste ano, seis categorias de comunidades são as mais fortes, lideradas pelos ativistas (36%), nerds e geeks (26%) e fãs de futebol (19%).
Na sequência, aparecem os Kpoppers (fãs de K-pop) e os fãs de astrologia, ambos com uma fatia de 9%. O último lugar identificado pelo Twitter é ocupado por aqueles que acompanham Esports, representados por 7%. Ainda, segundo o estudo, a Gen Z foi o grupo responsável pela publicação de mais da metade de todas as postagens feitas no Twitter durante o ano até agora.
Em relação ao tipo de posts, 34% consistem em retweets (quando um usuário compartilha o conteúdo postado por outra pessoa), enquanto 30% são publicações originais. Uma geração mais visual, é interessante o fato de que esse público utiliza quase 3 vezes mais imagens que os demais e também duas vezes mais vídeos. Gifs também apresentam maior uso em relação a demais grupos geracionais.
É importante ressaltar que 67% da Geração Z está na rede social para se atualizar sobre os acontecimentos do mundo, enquanto 45% busca conteúdo divertido e entretenimento. A pesquisa identificou também a motivação de compartilhamento de fotos e vídeos e comunicação com amigos e familiares (25% e 20%, respectivamente).
Além disso, quase 30% apontam estar lá para saber das novidades de produtos e marcas. Em comunicado, Lucas Andrade, analista de pesquisa do Twitter Brasil, comenta que o fato reforça o Twitter como uma poderosa ferramenta estratégica para conexão genuína e em tempo real com tais consumidores.
Compartilhe
Veja também
Senacon notifica plataformas por promoção de cigarros eletrônicos
Youtube, Instagram, TikTok, Enjoei e Mercado Livre terão 48 horas para tirar do ar conteúdos relacionados à venda e promoção de cigarros eletrônicos e produtos derivados do tabaco
CEO da Neooh: exigências da Aena são naturais no setor
Participante da concorrência pela gestão e comercialização de ativos de mídia out-of-home da Aena, Leonardo Chebly atribui custos elevados ao valor da mídia em Congonhas