Streaming pode reduzir custos das campanhas
Gestores agora podem garantir a otimização e eficácia de seus serviços e reduzir custos sem diminuir a produtividade e a qualidade na entrega dos produtos
Gestores agora podem garantir a otimização e eficácia de seus serviços e reduzir custos sem diminuir a produtividade e a qualidade na entrega dos produtos
Meio & Mensagem
25 de fevereiro de 2016 - 9h00
Por Celso Vergeiro (*)
Com a instabilidade econômica que vivemos atualmente, grandes agências, anunciantes e emissoras procuram por alternativas que possam elevar a qualidade de seus serviços, sem elevar os custos internos. Diante desse cenário, os recursos tecnológicos surgiram como aliado e ganharam mais espaço na mente dos gestores. O que antes era somente para armazenar informações com mais facilidade e precisão, hoje, revoluciona o mundo e traz consigo a possibilidade de distribuir e transmitir campanhas publicitárias de uma forma mais rápida, barata e segura.
Em um ano que ouvimos falar muito em crise, ficou evidente a necessidade de aprimorar os processos. Por meio da tecnologia, distribuição de conteúdo, propostas e até mesmo reuniões foram levadas para o campo digital e passaram a representar um importante papel econômico nas empresas. No segmento publicitário isso fica ainda mais evidente.
Com o uso de novas ferramentas e plataformas disponíveis no mercado, a distribuição de comerciais para as emissoras passa a ter mais agilidade, interatividade, praticidade e economia, elementos impossíveis de serem encontrados no ultrapassado processo de distribuição – por meio de fitas beta e xdcam. Nesse caso, o ditado de que tempo é dinheiro faz todo o sentido, pois essa otimização ajuda economizar não só na hora de pagar por essa distribuição, mas também no tempo que o motoboy levava para fazer todo o percurso, correndo o risco do comercial não chegar na hora marcada nas emissoras.
Outra vantagem proporcionada pela tecnologia é a possibilidade de interatividade entre as pessoas, além do compartilhamento de informações, imagens, vídeos, arquivos de áudio e qualquer conteúdo em diferentes plataformas, de maneira simultânea. Hoje em dia, é possível realizar qualquer atividade digitalmente, sem precisar de fitas, mensageiros, pen drives, cartões de memórias, entre outros. Tudo passa a ser realizado de forma online, salvo na nuvem, com controle de qualidade, proporcionando agilidade e economia de escala nesses processos.
Se pararmos para analisar o mercado como um todo, podemos perceber que houve frequentes mudanças, uma delas é recente. A maior emissora de TV da América Latina se rendeu a era do streaming e a partir do mês de maio desse ano, todo o recebimento de campanhas publicitárias será por meio digital. Todo esse cenário, ao meu ver, é favorável para as produtoras e anunciantes, devido a diversidade de ferramentas que permitem centralizar todas as campanhas em um só lugar, possibilitando controlar os destinos, gerenciar e configurar todos os filmes com a comodidade de apenas um clique.
Para finalizar, acredito que finalmente deixamos para atrás a era da publicidade obsoleta. Gestores mais antenados as tendências de mercado agora podem garantir a otimização e eficácia de seus serviços e, ao mesmo tempo, reduzir custos sem diminuir a produtividade e a qualidade na entrega dos produtos. Guarde o passado como uma boa lembrança dos tempos de outrora e encare a tecnologia como uma verdadeira aliada aos seus negócios.
*Celso Vergeiro é CEO da AdStream, plataforma global de armazenamento e distribuição de conteúdo publicitário
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