Assinar

TikTok nos EUA: Biden sanciona lei que pode banir plataforma

Buscar

TikTok nos EUA: Biden sanciona lei que pode banir plataforma

Buscar
Publicidade
Mídia

TikTok nos EUA: Biden sanciona lei que pode banir plataforma

Projeto de lei determina que ByteDance venda sua participação na rede social a um comprador norte-americano em até 270 dias


24 de abril de 2024 - 14h36

Joe Biden, atual presidente dos Estados Unidos, sancionou o projeto de lei que obriga a ByteDance, controladora chinesa do TikTok, a comercialize sua participação na plataforma no país.

tiktok eua

(Crédito: Salarko/Adobe stock)

A companhia tem até 270 dias para encontrar um comprador. Caso a medida não seja cumprida, o TikTok poderá ser banido dos EUA, sendo retirado de lojas como App Store e Google Play Store.

No final de semana, a Câmara dos Deputados já havia aprovado a lei por 360 a 58 votos. O PL recebeu o aval para o encaminhamento a Biden na noite da terça-feira, 23. O assunto foi incluído em um pacote de auxílio bilionário à Ucrânia, Taiwan e Israel, o que pode explicar a rapidez da aprovação desde a inserção do TikTok à medida.

O governo dos EUA busca descolar o TikTok de sua propriedade chinesa sob a alegação de que a rede social pode ameaçar a segurança nacional do país ao coletar dados confidenciais de americanos. Ao todo, a plataforma tem mais de 170 milhões de usuários dos EUA.

No perfil @TikTokPolicy, no X, o CEO do TikTok, Shou Chew, salientou que o banimento alcança não só a plataforma, mas a própria voz da comunidade. “Esse é, obviamente, um momento decepcionante, mas não precisa ser definitivo”, disse em vídeo. “É até irônico, pois a liberdade de expressão no TikTok reflete os mesmos valores americanos que fazem os Estados Unidos serem um farol da liberdade”.

Chew assegurou que a companhia não irá a lugar algum, reiterando que continuarão lutando pelos seus direitos na corte do país. O executivo citou também os investimentos bilionários em proteção aos dados dos usuários para mantê-los fora de manipulações externas. Veja na íntegra:

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Globo tem 16 marcas nas transmissões da Copa do Mundo de Clubes

    Globo tem 16 marcas nas transmissões da Copa do Mundo de Clubes

    Empresa de mídia fechou 22 cotas para as exibições na TV aberta e por assinatura de todas as partidas do torneio

  • Google seleciona veículos brasileiros para jornada de IA

    Google seleciona veículos brasileiros para jornada de IA

    Meio & Mensagem está entre os veículos selecionados que participarão de sessões ao vivo, mentorias e avaliação da FT Strategies