TikTok se posiciona como complemento à publicidade na TV
Novo estudo da gigante da mídia social mostra que os espectadores se lembram melhor de uma marca se a virem primeiro em um serviço de streaming e depois no TikTok
TikTok se posiciona como complemento à publicidade na TV
BuscarTikTok se posiciona como complemento à publicidade na TV
BuscarNovo estudo da gigante da mídia social mostra que os espectadores se lembram melhor de uma marca se a virem primeiro em um serviço de streaming e depois no TikTok
Por Erika Wheless, do Advertising Age
Com US$ 20 bilhões em gastos com anúncios , a gigante de mídia social TikTok está procurando se posicionar como um complemento para essas compras de anúncios.
O TikTok encomendou um estudo para ver como a TV linear, os serviços de streaming e o TikTok impactaram o recall da marca. Descobriu-se que, quando os participantes viram uma marca no TikTok e depois a viram na TV, eles tiveram um aumento de 4% na atenção visual às dicas da marca e um aumento de 6% na lembrança da marca auxiliada, o que significa que eles escolheram corretamente as marcas que viram a partir de uma lista de múltipla escolha em um questionário de exposição pós-anúncio. Se os participantes viram uma marca em um serviço de streaming, eles tiveram um aumento de 7% na atenção visual e um aumento de 8% na lembrança da marca auxiliada.
Os espectadores prestavam ainda mais atenção se viam uma marca na TV ou em um serviço de streaming e depois viam a marca no TikTok – com um aumento de 16% na atenção visual à marca e um aumento de 13% nos posicionamentos de produtos. Eles também tiveram uma associação mais positiva com uma marca depois de vê-la no streaming e no TikTok, com 11% dos espectadores sentindo que “os anúncios desta marca são agradáveis”.
Com o TikTok acumulando mais orçamentos de anúncios das marcas, resta saber como isso afetará as negociações de anúncios de TV, quando as redes de mídia procurarem garantir a maior parte de seus compromissos de anúncios para a próxima temporada.
As marcas têm procurado encontrar maneiras de incorporar o marketing do TikTok em outras telas e plataformas. A Applebee’s fez isso em agosto com um comercial de TV que compilava danças do TikTok para a música “Fancy Like”, de Walker Hayes. O McDonald’s pegou seu logotipo renovado pela tiktoker Emily Zugay e o aplicou em sua página do Twitter. E com os consumidores muitas vezes realizando várias tarefas enquanto assistem à TV, faz sentido que as marcas estejam presentes nas telas próximas.
A Old Navy pegou um vídeo de tendências do TikTok e o usou para alimentar seu comercial de TV de primavera. Samuel Beasley postou um vídeo simples com áudio do álbum Silk Sonic de Bruno Mars e Anderson Paak. Beasley legendou com: “Estamos prestes a receber o maior comercial da Old Navy de todos os tempos”. Os fãs começaram a comentar sobre o que gostariam de ver, como “salto em câmera lenta” e “crianças brincando de amarelinha”.
Mais recentemente, a Vrbo trouxe a essência de seu comercial de TV para o TikTok usando um desafio de hashtag, #AVrboForTogether. Os criadores usaram a hashtag e o áudio do comercial de TV para mostrar seus aluguéis de casas de férias, acumulando 9 bilhões de visualizações no TikTok.
“Queríamos realmente dar vida à ideia de celebrar as pessoas que tornam a estadia em uma Vrbo tão especial”, disse Nisreene Atassi, diretora sênior e chefe global de mídia social e engajamento de influenciadores da Vrbo, em comunicado. “Como uma das plataformas de mídia social que mais crescem atualmente, o TikTok parecia o lugar perfeito para lançarmos esse esforço como parte de nosso ecossistema de mídia de campanha maior, incluindo TV”, complementou.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King