Assinar

Torcedor fica mais plural no Brasil

Buscar
Publicidade
Mídia

Torcedor fica mais plural no Brasil

Estudo da SporTV revela que telespectador de futebol no Brasil se torna mais complexo, exigente e multimídia e representa um desafio para emissoras de televisão


11 de abril de 2013 - 3h32

De acordo com o estudo “Porta Retrato 2013”, existem hoje quatro tipos básicos de comportamento e envolvimento com esportes no Brasil. Em primeiro lugar, com 26% dos consumidores, o perfil seletivo, seguido do torcedor (21%), ligado em futebol (20%) e interativo (16%). O total de entrevistados classificados como distanciados do tema chega a 17%. A amostra da pesquisa realizada para a SporTV considerou o universo de homens e mulheres, de 12 a 64 anos, assinantes de TV por assinatura nas praças de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis e Distrito Federal (veja dados da pesquisa no quadro abaixo).

Para a SporTV, a pesquisa tem o objetivo de nortear as ações nos próximos anos – particularmente movimentados com a Copa das Confederações, neste ano, o Mundial, em 2014 e a Olimpíada de 2016, todos realizados no Brasil. “Cada vez mais precisamos entender o consumidor para além do futebol”, afirma Pedro Garcia, diretor de conteúdo esportivo da Globosat. Para o executivo, esse é “um trabalho constante, não tem fim”, principalmente após a ascensão da nova classe C à base de assinantes de TV paga. O grupo trabalha com a estimativa de que o total de domicílios ligados à TV por assinatura chegue a 30 milhões nos próximos anos. Em fevereiro, o número de residências que têm assinatura de televisão chegou a 16,7 milhões, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). “A gente precisa envolver cada vez mais e melhor esse novo telespectador”, diz Raul Costa Jr., diretor executivo do SporTV.

O “Porta Retrato”, elaborado pela equipe de inteligência e mercado e de marketing e comunicação da SporTV, a partir do Target Group Index, do Ibope, do Top of Mind, do Datafolha, e de uma pesquisa sobre os telespectadores esportivos feita pela Quantas para o canal esportivo da Globosat. 

wrapswraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O que os brasileiros mais pesquisaram no Google em 2024

    O que os brasileiros mais pesquisaram no Google em 2024

    Os grandes eventos esportivos dominaram as buscas do ano, assim como a morte do apresentador Silvio Santos e as inundações no Rio Grande do Sul

  • TikTok distribuirá 100 mil livros de graça em São Paulo

    TikTok distribuirá 100 mil livros de graça em São Paulo

    Plataforma levará as obras mais citadas pelos BookTokers a espaço no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, de 11 a 17 de dezembro