Torcedor fica mais plural no Brasil
Estudo da SporTV revela que telespectador de futebol no Brasil se torna mais complexo, exigente e multimídia e representa um desafio para emissoras de televisão
Estudo da SporTV revela que telespectador de futebol no Brasil se torna mais complexo, exigente e multimídia e representa um desafio para emissoras de televisão
Meio & Mensagem
11 de abril de 2013 - 3h32
De acordo com o estudo “Porta Retrato 2013”, existem hoje quatro tipos básicos de comportamento e envolvimento com esportes no Brasil. Em primeiro lugar, com 26% dos consumidores, o perfil seletivo, seguido do torcedor (21%), ligado em futebol (20%) e interativo (16%). O total de entrevistados classificados como distanciados do tema chega a 17%. A amostra da pesquisa realizada para a SporTV considerou o universo de homens e mulheres, de 12 a 64 anos, assinantes de TV por assinatura nas praças de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis e Distrito Federal (veja dados da pesquisa no quadro abaixo).
Para a SporTV, a pesquisa tem o objetivo de nortear as ações nos próximos anos – particularmente movimentados com a Copa das Confederações, neste ano, o Mundial, em 2014 e a Olimpíada de 2016, todos realizados no Brasil. “Cada vez mais precisamos entender o consumidor para além do futebol”, afirma Pedro Garcia, diretor de conteúdo esportivo da Globosat. Para o executivo, esse é “um trabalho constante, não tem fim”, principalmente após a ascensão da nova classe C à base de assinantes de TV paga. O grupo trabalha com a estimativa de que o total de domicílios ligados à TV por assinatura chegue a 30 milhões nos próximos anos. Em fevereiro, o número de residências que têm assinatura de televisão chegou a 16,7 milhões, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). “A gente precisa envolver cada vez mais e melhor esse novo telespectador”, diz Raul Costa Jr., diretor executivo do SporTV.
O “Porta Retrato”, elaborado pela equipe de inteligência e mercado e de marketing e comunicação da SporTV, a partir do Target Group Index, do Ibope, do Top of Mind, do Datafolha, e de uma pesquisa sobre os telespectadores esportivos feita pela Quantas para o canal esportivo da Globosat.
Compartilhe
Veja também
O que os brasileiros mais pesquisaram no Google em 2024
Os grandes eventos esportivos dominaram as buscas do ano, assim como a morte do apresentador Silvio Santos e as inundações no Rio Grande do Sul
TikTok distribuirá 100 mil livros de graça em São Paulo
Plataforma levará as obras mais citadas pelos BookTokers a espaço no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, de 11 a 17 de dezembro