TV Paga cresce 27% em 2012
Embora com ritmo ligeiramente menor do que nos anos anteriores, crescimento do setor continua representativo no País
Embora com ritmo ligeiramente menor do que nos anos anteriores, crescimento do setor continua representativo no País
Bárbara Sacchitiello
28 de janeiro de 2013 - 3h45
No ano passado, 3,5 milhões de lares de todo o Brasil passaram a contar com TV por assinatura. Ao todo, são mais de 16,2 milhões de domicílios brasileiros dotados do serviço. O balanço do mercado de TV paga divulgado nesta segunda-feira, 28, pela Agência Nacional de Telecomunicações Anatel) mostra que, apesar de ter tido um ritmo levemente menor do que nos anos anteriores, a base de TV por assinatura continua crescimento no País em ritmo bastante elevado.
Os dados do ano passado mostram que o mercado cresceu 27% no País em 2012. Em 2011 e em 2010, esse crescimento havia ficado na casa dos 30%. Somente em dezembro do ano passado, foram contabilizadas mais de 222 mil novas assinaturas. Se forem considerados os critérios populacionais utilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é possível concluir que os canais pagos já estejam acessíveis para mais de 53,4 milhões de brasileiros.
Regiões
Em termos geográficos, o Centro-Oeste foi o responsável pelo maior crescimento da TV por assinatura no Brasil em 2012, ampliando em 38,6% a sua base total de assinaturas. Na sequência, em termos de ritmo de crescimento, ficou a Região Norte, com ampliação de 37,3% de sua base, e o Nordeste, com aumento de 34,9%. Apesar disso, a região com maior penetração do serviço no Brasil continua sendo o Sudeste – que conquistou mais de 1,8 milhão de assinaturas somente no ano passado – registrando um crescimento de 22,8%. Já a Região Sul ampliou sua base de assinantes em 31,8%.
Operadoras
Entre as operadoras, a Net/Embratel continua liderando o mercado, com mais de 8,4 milhões de assinaturas (nesse grupo também está incluída a Claro TV). Na sequência, vem a Sky/Directv, com 5,03 milhões. A Oi TV e a Telefônica completam o time das primeiras colocadas, com 748 mil e 425 mil assinantes, respectivamente.
Em termos percentuais, a operadora que apresentou o maior crescimento foi a Oi TV (que encerrou 2012 com uma base de assinantes 113% maior do que tinha no fim de 2011). A Sky ampliou sua base em 32%, a Net/ Embratel cresceu 21% e a Telefônica, 8%.
Faturamento publicitário
Em 2012, a TV por Assinatura foi uma das mídias que mais se destacou em faturamento publicitário, de acordo com o Projeto Inter-Meios. Dados do estudo, relativos ao período entre janeiro e outubro de 2012, apontam que o setor ampliou em 13,5% seu faturamento com publicidade.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King