Usuários de tablet nos EUA dobram em 2012
(*) Estudo feito nos Estados Unidos aponta que 12% dos internautas usam dispositivos como o iPad, da Apple
(*) Estudo feito nos Estados Unidos aponta que 12% dos internautas usam dispositivos como o iPad, da Apple
Meio & Mensagem
22 de junho de 2011 - 6h00
Os usuários que acessam a internet pelos tablets como o iPad continuam a ser minoria nos Estados Unidos. No entanto, um novo estudo divulgado nesta quarta-feira, 22, confirma que esse público continua em rápida expansão, inclusive para o uso de tablets para acessar conteúdo digital pago.
Cerca de 28 milhões de internautas norte-americanos, com idades entre 8 anos e 64 anos, usam tablets – são 12% da população de internet dos Estados Unidos -, segundo pesquisa da Online Publishers Association (OPA) e N. Frank Magid Associates. E esse número deve crescer para 54 milhões, ou 23% da base de internet da faixa etária de 8 anos a 64 anos, até o início do ano que vem.
Mas, ao contrário do acesso à internet via desktop ou notebook, no qual se convencionou que o acesso ao conteúdo é gratuito, as pessoas têm comprado conteúdo no tablet por meio das apps (aplicações). “Setenta e nove por cento dos downloads de apps no ano passado foram pagos, o que cria uma grande oportunidade para os publishers gerarem novos fluxos de receita”, afirma a presidente da OPA, Pam Horan.
Entretanto, os usuários não querem fazer todas as compras de conteúdo em lojas de aplicativos como a da Apple (App Store), nota a pesquisa. “O estudo também revela que os consumidores preferem a agregação de conteúdo e opções de pagamento para comprar o conteúdo por meio de várias fontes, inclusive direto das editoras, ao invés de fazê-lo apenas nas lojas de apps”, afirma Horan.
Boa notícia
O que é uma boa notícia para publishers de apps como a Time Inc., The New York Times ou Netflix, que pagam uma comissão de 30% para a Apple quando as vendas acontecem pela App Store ou por meio das apps próprias também dentro da App Store. Quando os usuários compram conteúdo app diretamente do fornecedor de conteúdo, a Apple não tem direito aos 30%. Em média, os consumidores que fizeram downloads de apps em tablets afirmam ter gastado US$ 53 no ano passado. Foram entrevistadas 2.482 pessoas em abril para se chegar a essae dados.
A pesquisa chegou a outras conclusões:
– 93% dos usuários de tablets já baixaram apps
– 26% de todos as apps baixadas foram pagas
– 46% dos entrevistados afirmam ter encontrado publicidade relevante, original e interessante nas apps de jornais e revistas
– 60% dos usuários de tablets são do sexo masculino e 48% têm entre 18 anos a 34 anos
– 46% dos entrevistados que têm ou usam tablet disseram ter usado o iPad, 21% o iPad 2, 14% o Samsung Galaxy Tab, 11% o Dell Streak, 9% o HP Slate, 9% o Archos 7 Home e 7% o Sony Dash. A soma não totaliza 100% porque alguns entrevistados usaram mais de um tipo de tablet
– 18% pretendem comprar um tablet nos próximos 12 meses e 14% querem comprar um e-reader
– 43% dos usuários são de famílias com renda superior a US$ 50 mil
– 80% dos usuários de tablets assistem vídeos feitos por usuários do YouTube, 69% buscam vídeos de música, 56% assistem TV no dispositivo e 55% assistem filmes completos
(*) Por Nat Ives, do Advertising Age.
Compartilhe
Veja também
Pela primeira vez, Brasil concorre ao Oscar de Melhor Filme
Longa Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, também disputa na categoria de Melhor Filme Internacional e Fernanda Torres em Melhor Atriz pela interpretação no filme
Tumblr se reposiciona como rede social e libera função TV
Plataforma viu seu número de usuários voltar a crescer após o banimento do TikTok no começo da semana e função de vídeo pode ser alternativa à rede