Mídia

Washington Post anuncia seu paywall

Histórico defensor do livre acesso ao conteúdo digital, jornal reviu modelo diante da crise do setor

i 20 de abril de 2013 - 4h25

O Washington Post anunciou, nesta semana, que vai lançar seu sistema de assinatura paywall. Aos moldes de concorrentes como New York Times e Wall Street Journal, os leitores de seu conteúdo digital poderão acessar gratuitamente até 20 páginas, mas será cobrado a partir da 21ª.

O jornal ainda não anunciou taxas e a data oficial de lançamento.
Mas admitiu que é uma decisão histórica para o jornal, que era notório defensor do livre acesso ao conteúdo digital. Em reportagem no próprio site do Post, a publisher a Katharine Weymouth afirmou que os leitores do jornal entendem o alto custo implícito na produção de noticiário relevante. “Nosso pacote digital é valioso, e vamos pedir aos leitores que paguem por ele e ajudem a apoiar nosso noticiário, da mesma forma que vêm fazendo, há muitos anos, com a versão impressa”, disse.

Visitas às primeiras páginas do jornal e de suas seções não serão limitadas, também terão acesso livre assinantes anteriores de outros produtos. Também poderão navegar por seu conteúdo, sem restrição, estudantes, professores, gestores escolares, funcionários públicos, militares e visitantes direcionados ao Post a partir de link de outro site.

Apesar da precaução, a receita online do Post em 2012 chegou a US$ 110,6 milhões, crescendo 6% na comparação com 2011. O cálculo inclui também anúncios de outros produtos online, como a revista digital Slate. 

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