DE 26 A 29 DE FEVEREIRO DE 2024 I BARCELONA – ESP

MWC

Future First: o que esperar do MWC 2024

Programação da edição será dividida em seis subtemas que buscam refletir as mais recentes tendências e tecnologias e como elas podem concretizar seu potencial para a sociedade


19 de fevereiro de 2024 - 12h00

Future Firts

Edição 2024 do MWC terá seis subtemas: 5G e além, Conectando tudo, Humanizando a IA, Manufatura DX, Game Changers e Nosso DNA digital (crédito: reprodução)

A partir do tema Future First, os debates da edição 2024 do Mobile World Congress (MWC) estarão centrados na urgência de unir indústrias, continentes, tecnologias e comunidades para concretizar o potencial do futuro. O evento, organizado pela GSMA, acontece de 26 a 29 deste mês, no Fira Gran Via, em Barcelona.

A programação de palestras inclui 17 palcos e nove pavilhões, com mais de 1,1 mil palestrantes. O tema Future First será explorado em seis subtemas que buscam refletir as mais recentes tendências e tecnologias. São eles: 5G e além, Conectando tudo, Humanizando a IA, Manufatura DX, Game Changers e Nosso DNA digital.

Veja, abaixo, o que esperar de cada um dos seis subtemas.

5G e além

O 5G tem sido um catalisador para a construção de inteligência na borda da rede e, com a próxima fase do 5G Advanced sublinhando a necessidade de integração de IA de ponta a ponta, as futuras gerações móveis aprenderão rapidamente, se auto orquestrarão e abrirão novas possibilidades de como podemos interagir com nossos dispositivos. Seja por meio de comunicações holográficas ou reconhecimento de gestos para suportar aplicações baseadas em realidade estendida, até mesmo o 6G está começando a encontrar sua forma. Mas, à medida que a implantação das gerações móveis fica mais curta, o retorno do investimento leva mais tempo. E como cada geração apresenta novos recursos e uma riqueza de novas oportunidades, é preciso paciência em um momento em que a indústria está acelerando?

Conectando tudo

De acordo com a GSMA Intelligence, até 2030, haverá 6,3 bilhões de assinantes móveis únicos em todo o mundo, com cinco bilhões de conexões 5G. A indústria está realmente conectando a todos, mas com o número de dispositivos IoT conectados prestes a atingir mais de 15 bilhões em dois anos, conectar tudo requer soluções de rede que sejam abertas, perfeitas, sustentáveis e seguras. Agora, mais do que nunca, o crescente ecossistema móvel precisa trabalhar em conjunto; de hiper escala em nuvem, empresas de torre e fibra a provedores de satélite. Somente construindo coletivamente redes mais adaptáveis, automatizadas e econômicas será possível acelerar o desenvolvimento de novas soluções para empresas e consumidores.

Humanizando a IA

O impacto da IA generativa continua a criar manchetes, mas dentro de um cenário de tecnologia em rápida transformação é importante se concentrar através de uma lente prática. Desde o potencial de otimizar processos e ferramentas que podem acelerar a transformação na rede ou na nuvem, até trazer novos níveis de interação natural entre pessoas e computadores que podem oferecer experiências personalizadas para os clientes – o hype em torno da IA generativa está sendo construído em cima de bases valiosas. E no centro disso está o gerenciamento de dados.

Manufatura DX

Os fabricantes estão investindo tempo e dinheiro significativos em suas estratégias digitais. Embora o 5G forneça benefícios para todos os setores econômicos da economia global, a manufatura, impulsionada por aplicações como fábricas e armazéns inteligentes, pode se beneficiar mais com seu cenário natural para redes sem fio privadas e soluções lideradas por dados. As tecnologias estão ampliando o cenário competitivo, fornecendo soluções sustentáveis que aumentam a eficiência da fábrica, melhoram o desempenho da produção e diminuem os custos. Com instituições como a Comissão Europeia e empresas investindo cada vez mais em IA e robótica, o verdadeiro valor da Indústria 4.0 pode finalmente ser capturado.

Game changers

Para onde vai a tecnologia em 2024? Olhar para o futuro é sempre um negócio complicado, especialmente com o surgimento de tecnologias que têm o potencial de mudar fundamentalmente a dinâmica do setor. O big data mudou para pequenos dados, já que a IA permite experiências personalizadas para cada consumidor, com investimento recorde em computação quântica em breve capaz de resolver problemas até 100 milhões de vezes mais rápido do que os computadores tradicionais. A realidade estendida está rompendo as fronteiras entre os mundos digital e físico. E os casos de uso e os ecossistemas continuam a crescer e mudar. O smartphone de amanhã será um fone de ouvido AR/VR ou um assistente de ambiente? A tecnologia de amanhã começa hoje.

Nosso DNA Digital

Em todo o ecossistema de telecomunicações, a sustentabilidade, a diversidade e a atração de novos talentos se estenderam além da responsabilidade social corporativa para se tornarem prioridades estratégicas centrais. A escala e o escopo da evolução tecnológica significam que o negócio de atração e retenção de talentos deve crescer duas vezes mais rápido nos próximos dez anos. No entanto, o número de mulheres em cargos de liderança de tecnologia caiu significativamente no ano passado. E embora os intervenientes da indústria adotem uma abordagem mais circular para operar de formas cada vez mais sustentáveis e energeticamente eficientes, ainda estamos aquém de atingir as nossas metas da ONU. Nosso futuro digital está surgindo e é vital implementar mudanças, tornando a mudança social parte de nosso DNA. Nosso DNA digital.

Publicidade

Compartilhe