Assinar
De 3 a 6 de março de 2025 I Barcelona – ESP
Opinião

IA para impulsionar o avanço do 5G

Como o conceito de Artificial Intelligence by Design poderá resolver desafios concretos e criar novos fluxos de receita


1 de março de 2023 - 12h09

Crédito: Shutterstock

Como temos conversado aqui, o impacto da conectividade móvel nas iniciativas de inovação é, sem exagero, enorme! Assim como são as possibilidades de transformação dos negócios a partir de sua aplicação. Contudo, nessa esteira de evolução tecnológica impulsionada pelo 5G, surgem também complexidades novas, em especial no que diz respeito à operação das redes, e que precisam ser endereçadas com soluções de ponta (coexistência de tecnologias novas e legadas, redes híbridas, uma variedade de bandas e espectros de frequência e uma abundância de dispositivos conectados). E é nesse cenário que se destaca o papel estratégico desempenhado pelo uso da Inteligência Artificial (IA), ampliando em muito o alcance dessa abordagem. Se antes esse era um papo restrito à indústria das telecomunicações, hoje se aplica a toda a sociedade.

Mesmo antes do #MWC23, nossos especialistas têm abordado a necessidade de aprimoramento no desempenho e otimização das redes móveis para que seja possível respaldar o desenvolvimento de novos casos de uso industrial com 5G. Em Barcelona, esse ano, esse tema é destaque importante em nosso estande.
Pensando no papel que a Ericsson tem como pioneira e orquestradora do ecossistema que faz acontecer importantes avanços tecnológicos, mostramos como usar IA para reduzir a complexidade, aumentar o desempenho e permitir a automação da rede – elementos importantes para transformar possibilidades 5G em ações concretas e resultados tangíveis.

Não estamos nos referindo a IA para criar experimentos artísticos, rotular fotos ou recomendar filmes. Mas a um conceito que chamamos de Artificial Intelligence by Design, ou seja, que usa IA para resolver desafios concretos e para adicionar valor no desenvolvimento de casos de uso que maximizem a eficiência e as experiências do cliente final, e criem novos fluxos de receita.
E, como tenho aprendido com meus colegas especialistas, isso é ainda mais fundamental na era 5G, em que veremos cada vez mais serviços exigindo desempenho 100% ativo, ultraconfiabilidade, baixa latência, alto nível de segurança e uma rede com capacidade para suportar muitas aplicações diferentes.

Mas uma curiosidade me ocorre

Quando sua empresa pensa nos desafios futuros, surgem reflexões e debates sobre como usar o 5G e IA para criar uma experiência de excelência para o seu cliente? Ou então, como essas tecnologias de ponta podem ajuda-los a otimizar recursos, melhorar a eficiência energética e atender às demandas de sustentabilidade? Esse é um tema presente nas discussões de estrategia de marketing e comunicação?

Aqui na Ericsson, estamos a caminho de desenvolver uma rede totalmente cognitiva até 2030, uma rede que aprenderá, raciocinará e agirá de acordo com a intenção de negócios de forma quase autônoma e vai servir como a plataforma para apoiar os objetivos dos nossos clientes, parceiros e clientes dos nossos clientes.
Novas tecnologias baseadas em IA confiável, experimentos com metaverso, Internet dos Sentidos, Internet dos Pensamentos, Gêmeos Digitais são algumas das tendências de inovação que todos devemos acompanhar para tornar nossas operações mais ágeis e competitivas.

Quando nossos pesquisadores e especialistas pensam em Inteligência Artificial, não há limites para a imaginação e para o desenvolvimento de soluções que atuem como agentes da transformação.
Esse debate está a todo vapor no MWC 23 e deixo aqui um convite para ampliarmos essa conversa também aqui, com um time que acompanha muito de perto todas essas tendências.

Publicidade

Compartilhe

Veja também