Assinar
De 3 a 6 de março de 2025 I Barcelona – ESP
Opinião

Sociedade 5.0

O MWC 2023 mostrou que estamos aptos a usar a tecnologia em prol da sociedade


3 de março de 2023 - 10h11

Crédito: José Felipe Ruppenthal

Você já ouviu falar em Sociedade 5.0 ou Sociedades Avançadas? O termo não é novo, usávamos para falar sobre o homem que possui instrumentos com capacidade de mudar os hábitos de vida com tecnologias mais avançadas em relação às sociedades primitivas.

Na indústria 4.0, a tecnologia está centrada no negócio. Na sociedade 5.0, o ser humano passa a ser o centro da transformação tecnológica e da inovação. Seu objetivo é melhorar a qualidade de vida, trazer bem-estar e resolver problemas sociais, usando a tecnologia. É mais do que ser uma SMART CITY, é criar um modelo de organização social, usando diversas tecnologias como Inteligência Artificial, Big Data, Internet das Coisas, robôs, 5G e tantas outras, focada estruturalmente na melhoria da vida do ser humano.

Existia uma grande expectativa de todos em relação ao evento deste ano: de ver, na prática, uma SMART CITY completa e madura, mas infelizmente isso não foi possível. Porém, o evento mostrou que partes importantes desse ecossistema já estão muito avançadas e prontas para transformar o nosso dia a dia, principalmente quando pensamos em saúde, Smart Home e mobilidade. O que podemos dizer a respeito do que foi apresentado no evento nestes setores:

Saúde

O stand da AIS Channel, com os robôs cirúrgicos da Versius, foi um show à parte. Poder ver aqueles braços mecânicos, simulando uma cirurgia sendo operados remotamente chamaram a atenção.

Mas não é só isso. Todas as informações são tratadas em tempo real pelo ecossistema, cruzando os dados de telemetria, o histórico clínico e até vídeos de procedimentos. Todos estes dados reunidos ajudam a tomada de melhores decisões e a geração de aprendizado por meio do Machine Learning.

A estimativa é que o mercado de e-Health movimente mais de 693 bilhões de dólares até 2030.

Smart Home

A Xiaomi mostrou, ao vivo e em cores, todo o seu ecossistema de Smart Home. Realmente tudo estava conectado: sala inteligente, banheiro inteligente, cozinha inteligente.

O que acham de uma escova de dentes conectada? Usando o app, você pode alterar a pressão da escovação, definir o tempo e, ainda, ver estatísticas da sua higiene bucal. E a queridinha do brasileiro? A Air Fryer inteligente com acionamento remoto e receitas via APP.

Mas o que mais me chamou a atenção foi o Smart Cooking Robot que permite cozinhar uma refeição inteira de uma só vez com direito a tela de toque, receitas, medição de ingredientes, instruções de preparo etc.

Não podemos deixar de falar da aparição exclusiva do CyberOne, o robô humanóide que reconhece emoções da Xiaomi. Ele mede 177 cm, pesa 52 kg e lembra muito o Sonny do filme “Eu Robô”. Ah, junto com ele estava o Cyberdog, o amigo de quatro patas de metal.

Se a pergunta é Smart Home tem perspectiva de crescimento? Com certeza! Devemos atingir 13 bilhões de dispositivos conectados dentro de casa até 2025, que devem movimentar mais de 138 bilhões de dólares.

Mobilidade

A mobilidade urbana sustentável nós já conhecemos e visa combater os problemas causados pelo transporte tradicional, como o trânsito e a poluição do ar, trazendo um modelo de locomoção mais eficaz e menos poluente. O surpreendente foi ver agora eles incluírem os fatores “eficiente” e “inteligente”. É quando passamos a pensar no uso de tecnologias emergentes como o Massive IoT (Internet of Things), Vehicle-to-everything (V2X) e AI (Artificial Intelligence) e incluímos as redes 5G para conectar tudo isso: aí ganhamos em resiliência, segurança, baixa latência e altíssima velocidade.

Falei mais sobre esse tema e citei vários exemplos muito legais apresentados aqui no MWC em um outro artigo que escrevi aqui para o Meio&Mensagem sobre o Futuro da Mobilidade . Confira!

Você sabe o que também ganha destaque no avanço das Sociedades 5.0? As redes 5G, em um cenário em que a conexão é fundamental.

Falando em 5G, também foi tema de um painel que contou com a presença da Gretchen Tinnerman, Vice-Presidente de Network & Edge da Kyndryl; Pekka Lundmark, Presidente e CEO da Nokia e Debika Bhattacharya, CPO da Verizon. A discussão foi toda sobre o poder e o potencial das redes.

Foi uma conversa que teve muita conexão com o recente anúncio feito pela Kyndryl e a Nokia, de expansão da parceria global entre as empresas em Computação de Borda. A ideia é acelerar a implementação de serviços de conectividade sem fio privados LTE e 5G flexíveis, confiáveis e seguros; além de soluções da Indústria 4.0, para poder ajudar as empresas em suas jornadas de transformação digital – tudo possibilitado pela conectividade de redes.

É, uma vida completamente conectada já se tornou um caminho sem volta!

Publicidade

Compartilhe

Veja também