12 de abril de 2017 - 15h33
Spoiler: este texto não tem caráter político. O único intuito é mostrar mais um exemplo do potencial das redes sociais pessoais como veículo de comunicação e distribuição de conteúdo relevante. Espero que o leitor ainda esteja conectado mesmo depois desse anticlímax, então vamos ao que interessa. João Dória Jr, atual prefeito da capital paulista, foi destaque no noticiário dos últimos dias por conta da troca de provocações com a gigante Amazon, que resultou na disponibilização gratuita de livros digitais por parte da empresa, além de doações de outras organizações que aproveitaram a oportunidade. Como antecipado não vem ao caso o resultado do diálogo, mas sim a propriedade e inteligência do uso das redes sociais proprietárias.
Foto: Reprodução
Assim como o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez bom proveito dos canais digitais para dialogar com a população americana, Dória tem se valido das redes sociais proprietárias como um canal de comunicação direto com seu público, proporcionando muito mais veracidade, proximidade e interações no seu discurso do que na veiculação com intermediários via comunicados meramente publicitários. O efeito deste bom uso é a proporção do impacto como um veículo de massa. Exemplo disso é que seus vídeos no Facebook tiveram mais de 70 milhões de views no mês de fevereiro.
Apenas como referência para mostrar o efeito do perfil influenciador do político Dória nas redes, é interessante observar o salto de audiência do prefeito antes das eleições quando tinha cerca de 220 mil seguidores no Facebook e atualmente, quando atingiu a marca de mais de 2,3 milhões de seguidores. Outro dado relevante é a comparação entre as interações em sua página que eram superiores a 132 mil antes das eleições e após a posse extrapolaram a casa dos impressionantes 23 milhões de interações. Apenas no mês de março houve mais de 7,7 milhões de interações.
Ao analisar a estratégia de comunicação do político vale ressaltar que várias de suas ações começam pela divulgação nas redes sociais, garantindo visibilidade e desdobramentos em outros meios, como em portais, capas de jornais e revistas que possuem contato direto com o eleitor. A título de exemplo, foram publicadas 39 matérias online relacionadas à doação de salário, além das publicações impressas. Se o conteúdo estivesse em formato publicitário, mesmo sendo muito bem feito e planejado, não teria gerado a mesma disseminação. Além de contribuir com o município de São Paulo, as marcas que estão apoiando ações para a cidade têm sido beneficiadas pela visibilidade conquistada a partir desta habilidade do prefeito com os seus canais digitais.
Em análise mais aprofundada da base de seguidores, é possível observar que seis em cada 10 seguidores são homens. A maior parte do público está na faixa etária entre 25 e 34 anos. Com relação à localização, um dado que chama a atenção é de que somente 31% da audiência é da capital paulista, cidade da qual Dória é prefeito, o que mostra quanto os conteúdos produzidos pelo político têm se disseminado por todo o Brasil.
Um dos aspectos principais deste olhar sobre os canais proprietários é de como é possível criar um diálogo aberto com a população e até mesmo pautar os veículos de comunicação, garantindo visibilidade extra para as ações, sem nenhum investimento em mídia. Do ponto de vista de comunicação, Doria entendeu o poder das redes sociais e assume cada vez mais o papel de veículo de comunicação capaz de contribuir para a construção da própria imagem, criar uma audiência proprietária, gerar proximidade com o público e influenciar a partir da produção de conteúdo relevante.