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Opinião

Experiência e paixão norteiam o varejo americano

Conhecer as novidades da National Retail Federation é sempre convidativo. A cada ano, nos surpreendemos com a forma como o varejo se prepara para enfrentar os desafios colocados pelos consumidores


13 de janeiro de 2017 - 16h52

Foto: Reprodução

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Conhecer as novidades da NRF (o maior evento de varejo, que acontece nos Estados Unidos) é sempre convidativo. A cada ano, nos surpreendemos com a forma como o varejo se prepara para enfrentar os desafios colocados por este consumidor que está sempre em busca de novidades.

O objetivo é entender se as grandes promessas do ano anterior foram implementadas e mensuradas e quais são os investimentos necessários para colocar o mercado brasileiro nesta direção. Sabemos que, muitas vezes, não são necessários grandes investimentos, e sim grandes ideias que conversem com o novo consumidor. Assim, nada como visitar as lojas em Nova York e conhecer essas tendências.

A primeira parada foi na Nudie Jeans, uma loja surpreendente por seu propósito e clara mensagem. Com design bem interessante em uma movimentada esquina do Soho, a Nudie apresenta várias formas para que o cliente saia com seu novo jeans, ou melhor, “não necessariamente novo jeans”: talvez um repaginado! Isso mesmo! Lá você pode consertar aquele jeans velhinho que ama e não aguenta mais ser pressionado para ser jogado fora, pode customizar seu jeans da maneira que quiser e até mesmo colocar para vender aqueles que não usa.

Nesse sentido, o Soho realmente é um lugar surpreendente em Nova York. Seja pela quantidade e variedade de lojas, lojinhas, restaurantes, cafezinhos e por aí vai. Visitei a Thrive Global, fundada por Arianna Huffington, autora da teoria que gerou o livro The Sleep Revolution. A inspiração não poderia ser mais atual: vale a pena vivermos essa vida insana e estressante que vivemos? Sem parar um minuto, dedicando tudo o que temos e somos para o trabalho? A aposta é envolver o consumidor em uma atmosfera diferente, que o ajude a preservar seus momentos únicos, de relax e cuidados pessoais. Não se trata de um spa ou uma loja de cosméticos. É uma verdadeira curadoria sobre como se sentir bem.

A aposta é envolver o consumidor em uma atmosfera diferente, que o ajude a preservar seus momentos únicos, de relax e cuidados pessoais. Não se trata de um spa ou uma loja de cosméticos. É uma verdadeira curadoria sobre como se sentir bem

A loja é uma pop up, com dias contados para terminar, onde você pode conhecer e entender mais sobre toda a teoria e encontrar os produtos na internet. Você pode entrar em uma cabine com o dorso superior completamente fechado e isolado acusticamente e tirar “a melhor soneca da sua vida”, com clima e música perfeita para relaxar. Você também encontra as mais diversas dicas de aplicativos que ajudam na qualidade do sono, exercícios, comer bem, entre outros.

Tem ainda o “recharge station”, que mais parece a miniatura de uma cama de casal, que conta com espaços para guardar todos os celulares da família! Sim. Os aparelhos devem dormir também e, de preferência, longe dos seus donos! O espaço busca refletir a linha de raciocínio de Arianna Huffington que diz: “Por muito tempo, temos operado sob uma ilusão coletiva de que ´burn out´ (esgotamento) é o preço necessário para alcançar o sucesso. Isso não podia ser verdade. A ciência não diz isso e há nenhum trade-off entre viver uma vida bem regrada e alta performance, mas priorizando nosso bem-estar e nossa saúde, dando tempo para passar de saber o que fazer e porque realmente fazê-lo.”

Mas o prêmio “uau!” do dia vai para a nova flagship da Nike. Uma loja na esquina da Broadway, com sete andares de pura e total experiência! Você pode testar seus tênis de corrida em uma esteira de frente para um imenso telão tridimensional, tendo a verdadeira sensação de estar correndo no parque com outras pessoas ou uma maratona! Pode agendar um Nike Sohatyour Self com um curador da empresa e saber sobre o que quiser: produtos, esportes, qualquer dúvida ou interesse que possa ter sobre a marca e esportes.

Se pudesse dar um adjetivo que resumisse a forma de atendimento dos vendedores (se é que podemos chamá-los assim!), a palavra seria apaixonados! Apaixonados não só pela marca que representam, mas também pela arte de estarem ali praticamente encenando a abordagem aos consumidores

Telas touch espalhadas por toda a loja permitem conhecer não só o extenso portfólio, como também saber sobre as outras lojas, estoques disponíveis, agendas de esportes pelo seu bairro, resultados de campeonatos e tudo o que pode imaginar desse universo! Você entra em um espaço de fundo falso branco, dança, canta, cria performance e, em instantes, recebe em seu e-mail, como surpresa, vídeos e fotos em ambientes diferentes para tirar uma onda com seus amigos!

Pode também personalizar seu Nike, roupa ou tênis. Como quiser. Ali, na hora! Pode jogar bola em uma mini quadra de grama sintética, ao lado de uma maravilhosa escultura de jogadores feita em impressora 3D. E, com certeza, os amantes de basquete vão se apaixonar pelo último andar da loja dedicado ao lendário Michael Jordan! São inúmeros itens mega descolados, cercados de cestas estilizadas por todos os lados e, claro, uma quadra com um gigante telão para te dar a sensação de estar jogando com os gigantes.

Meu destaque desse dia pensando sobre estes três exemplos vai principalmente para o aspecto humano de todas essas experiências. E, se pudesse dar um adjetivo que resumisse a forma de atendimento dos vendedores (se é que podemos chamá-los assim!), a palavra seria apaixonados! Apaixonados não só pela marca que representam, mas também pela arte de estarem ali praticamente encenando a abordagem aos consumidores, apaixonados pelo propósito do que estavam apresentando, experts e curadores, indo muito mais além da apresentação dos produtos disponíveis. Sem eles, essa tal de experiência não estaria completa! Sem dúvida, acredito ser esse o caminho que devemos seguir, não somente treinando funcionários do ponto de venda, mas, mais do que tudo, dando motivos para eles se apaixonarem.

 

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